Estreitas, com poucos pontos de ultrapassagem, esquecidas por planos de implantação de radares, malconservadas e fora dos processos de duplicaçãoA soma de fatores de risco, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e especialistas, tornou as pouco conhecidas 251, 364 e 365 as rodovias federais que cortam Minas onde houve maior aumento de mortes entre 2012 e 2013Ao contrário das demais, a 251 apresentou também alta na média mensal de acidentes (%2b11%) e feridos ( 28%)Os dados são da PRFDuas tragédias recentes que reforçam o estado crítico da 251Em 25 de novembro, 15 pessoas morreram e 24 ficaram feridas na altura do km 362 da rodovia, em Padre Carvalho, no Norte de Minas, depois que um micro-ônibus e uma carreta se chocaram de frenteNa noite do domingo passado, pai, mãe e duas filhas morreram três quilômetros à frente, quando uma Doblò bateu de frente em um caminhãoO acidente ocorreu depois que o motorista do veículo tentou se desviar de um buraco no pavimento e atingiu o veículo de carga.
Duas das rodovias onde as mortes dispararam, a 251 e a 365, se encontram no Norte de Minas, na cidade pólo de Montes ClarosSegundo o inspetor Nilmar Silva Ferreira, da PRF da região, o trecho mais crítico da 251 é a serra de Francisco Sá, entre o km 470 e o km 480, uma sequência de curvas numa área de declive acentuado, onde os acidentes são constantes
A BR-365 foi revitalizada há poucos meses, mas ainda tem trechos perigosos onde o fluxo rodoviário e o urbano de Montes Claros entram em conflito“No povoado de São Geraldo, a três quilômetros de Montes Claros, é urgente a instalação de um trevo, pois os motoristas costumam atravessar a rodovia sem olhar direitoLá é onde ocorre a maioria das mortes nessa estrada”, disse o inspetorEm 7 de novembro, a estrada foi palco de um dos seus piores desastres, que resultou na morte de três pessoas, entre Patos de Minas e Patrocínio, no Alto ParanaíbaUm carro da Prefeitura de Alto Paranaíba e uma picape Strada bateram de frente em um dos trechos mais perigosos, a chamada Curva da Serrinha
O número absoluto de mortos nesse período de 2013 é maior na 381 (261) e na 040 (213), vias que apresentaram variação menor de mortes por mês, superando em 3% e 5,4%, respectivamente, a quantidade de pessoas que morreram em batidas e atropelamentos em 2012.Para o consult
or em transporte e trânsito, Silvestre de Andrade Puty Filho, o aumento de mortes está relacionado ao maior tráfego de veículos, impulsionado pelo crescimento da frota e pelo desenvolvimento do país“Houve incremento de automóveis e veículos pesados de forma geral e isso acabou modificando o uso de várias rodovias secundáriasAs taxas de mobilidade, tanto de veículos leves quanto pesados, estão associadas à renda e ao desenvolvimento das regiões”, comenta.
Apesar dessa mudança na realidade, Silvestre critica o fato de a fiscalização e projeto de melhorias passarem longe dos destinos menos conhecidos: “Rodovias secundárias têm apresentado grandes problemas também e muitas estão em condições inadequadasA rede de rodovias menores também recebe menor atenção da fiscalização e os motoristas sentem liberdade para infringir as leis”.
O Dnit informou que existe um projeto de restauração para reforço e alargamento de pontes, viadutos, pista, melhorias em interseções e trechos de duplicação previstos para a BR-251, mas que ainda precisa ser aprovado e licitadoO órgão não informou sobre melhorias nas demais rodovias.
Precariedade e imprudência
Uma batida entre um Siena e uma carreta, no km 359, perto de Salinas, causou a morte de quatro pessoas, esta semanaO acidente foi apenas uma das sucessivas tragédias na BR-251, que virou um dos "corredores da morte" em MinasA estrada, que compreende 300 quilômetros entre Montes Claros e a BR-116 (Rio-Bahia), é uma das rodovias mais movimentadas de MinasRecebe grande fluxo de caminhões e carretas que transportam cargas do Sul-Sudeste para o Nordeste-Norte
Com o tráfego pesado, que gera longas filas de caminhões e carretas, a pista estreita, a falta de acostamento e a sequência de curvas em alguns trechos elevam o perigo e transformam a 251 em rodovia de grande riscoFoi nela que aconteceu o pior acidente registrado no território mineiro em 2013, em 25 de novembro, quando um micro-ônibus que transportava pacientes que iriam fazer tratamento médico e acompanhantes, que tinha saído de Rubelita para Montes Claros, bateu em uma carreta, em Padre Carvalho, matando 14 e ferindo 13 pessoas
A má conservação da pista é outro fator de perigo na 251Depois das chuvas de dezembro, a precariedade piorou, com o surgimento de muitos buracos, sobretudo, no trecho perto de Curral de Varas, em Grão MogolNeste mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) iniciou o serviço de tapa-buracos na rodovia.
O inspetor Pedro Medeiros, da PRF em Montes Claros, informou que o elevado índice de acidentes na 251 não se deve apenas à má conservação e outros problemas da rodovia“O traçado é perigoso, com muitas curvas e descidas longas em alguns trechosMas se todo mundo obedecesse o limite de velocidade, não ocorreriam tantos acidentes”.