(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Dona Valdete, fundadora do grupo Meninas de Sinhá

Por meio da música e da dança, o grupo promovia um resgate da cultura e dava novas energias para mulheres do Alto Vera Cruz


15/01/2014 13:06 - atualizado 15/01/2014 13:23

Corpo de Dona Valdete será sepultado às 17h no Cemitério da Saudade
Corpo de Dona Valdete será sepultado às 17h no Cemitério da Saudade (foto: Shirley Pacelli/EM/D.A.Press - 14/05/2012)
Morreu, na noite de terça-feira, Valdete da Silva Cordeiro, fundadora do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Mais conhecida como Dona Valdete, a líder comunitária de 75 anos estava internada no Hospital Risoleta Neves desde o dia 3 de janeiro, quando os médicos constataram uma complicação no sistema circulatório de uma das pernas. Ela chegou a passar por uma cirurgia.

Na terça, Dona Valdete sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e não resistiu. Natural de Barra (BA), ela deixa marido, quatro filhos, 16 netos e quatro bisnetos. O velório está sendo realizado no Cemitério da Saudade, que fica na Rua Cometá, 585, Bairro Saudade, no velório 4. O sepultamento está marcado para as 17h.

Conhecido em várias partes do país, o Meninas de Sinhá, têm dois discos com repertório de cantigas de roda e cirandas
Conhecido em várias partes do país, o Meninas de Sinhá, têm dois discos com repertório de cantigas de roda e cirandas (foto: Paulo R. Amaral/Divulgação)


O grupo Meninas de Sinhá foi criado em meados da década de 1990 no Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte. Ao ver senhoras saindo do centro de saúde da comunidade com sacolas cheias de medicamentos para hipertensão, depressão, entre outras doenças, Dona Valdete começou um trabalho de convidar essas pessoas para se reunirem e conversar. A ideia era entender a situação delas e o que levava cada uma a tomar tantos medicamentos. O grupo foi crescendo e começaram a dançar e cantar, além da famosa prosa.

Conhecido em várias partes do Brasil e do mundo, o Meninas de Sinhá, têm dois discos com repertório de cantigas de roda e cirandas, tradicionais e autorais. O primeiro CD, Tá caindo fulô, foi lançado em 2007 seguido de Na roda da vida, de 2011. Em 2014, o grupo que tem 29 integrantes e dois músicos lançaria um DVD registrando sua trajetória. O show de gravação, que seria realizado no dia 5 de janeiro, foi adiado devido à complicações na saúde de Dona Valdete. Ainda não há nova data.

Veja um trecho de uma das apresentações do Meninas de Sinhá



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)