Técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte cortaram e podaram neste sábado os fícus da Avenida Bernardo Monteiro, Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A poda aconteceu em função do perigo de alguns galhos cairem em pedestres na avenida. O corte de um dos fícus foi justificado pela infestação de cupins na raiz da árvore.
Uma das mais belas avenidas da capital por causa do cenário composto pelas árvores que davam charme ao lugar, a avenida Bernardo Monteiro - espaço de eventos culturais, gastronômicos e, ainda de uma feira de antiguidades-, foi também palco no ano passado de um movimento denominado “Fica Fícus”, integrado por moradores inconformados com a poda iminente das copas frondosas que davam à avenida o aspecto diferenciado que a tornou ponto de encontro e de lazer dos belo-horizontinos.
Apesar dos protestos, a Prefeitura de Belo Horizonte acabou “pelando” as árvores, justificando podas e cortes pela contaminação, em julho de 2012, da doença mosca-branca-do ficus – um inseto milimétrico que vem, conforme avaliação de técnicos da prefeitura, infestando também outras árvores da cidade. Depois da primeira intervenção, outras vêm sendo realizadas sistematicamente para controle da doença e, ainda, como medidas preventivas contra acidentes com queda de galhos. (Com informações de Guilherme Paranaíba)