Tiago Padilha e Luciane Evans
Shoppings de Belo Horizonte e da região metropolitana reforçaram a segurança e recorreram à Justiça diante da convocação de rolezinhos de jovens pelas redes sociais. No sábado, o Minas Shopping barrou a entrada de menores desacompanhados de pais ou responsáveis. Ontem, o Patio Savassi reforçou a segurança, inclusive com apoio de policiais militares no entorno.
Já o Itaú Power Shopping, em Contagem, é o primeiro em Minas a obter liminar para impedir rolezinho em suas dependências neste fim de semana, a exemplo de São Paulo, onde três centros de compras também apelaram à Justiça.
Além da medida judicial, o centro de compras pediu apoio à Polícia Militar e ao juizado de menores para garantir a segurança dos clientes e lojistas . Por meio de nota, a assessoria de comunicação do estabelecimento informou que a medida foi tomada para que “grupos identificados na internet, responsáveis pelos ‘rolezinhos’, não causassem tumulto no mall”.
Apesar da presença de cerca de 15 policiais no entorno do Patio Savassi, inclusive do Batalhão de Cavalaria, a PM nega ter reforçado o patrulhamento por causa da convocação do rolezinho para as 16h. O evento foi divulgado pelas redes sociais e mais de 800 pessoas confirmaram participação, mas não ocorreu. Já a equipe de segurança interna foi reforçada, mas a administração do centro de compras não revelou o contingente extra de agentes. Ninguém foi impedido de entrar no local.
Com motos, carros e ao menos quatro cavalos, os policiais atuaram na Rua Lavras e nas avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo. “Fazemos isso rotineiramente, mas ninguém prestava atenção. Escalamos o policiamento preventivo, como fazemos normalmente”, ressaltou a comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo. “A cavalaria também faz outros locais, como a Praça da Savassi e o entorno da Praça da Liberdade”, acrescentou. Ela admitiu, porém, que a corporação ficou especialmente atenta ao Patio.
O encontro de cerca de 200 adolescentes no Parque Municipal, no Centro de BH, chamou a atenção da PM e da Guarda Municipal, que reforçaram o policiamento. Mas não era rolezinho. O dançarino de funk Vitor Advento, conhecido como Tito Dancy, de 18 anos, marcou encontro com os jovens que o acompanham em shows e pelas redes sociais. Segundo ele, mais de 1,6 mil adolescentes confirmaram presença. A PM informou que já monitorava o encontro do dançarino pelas redes sociais e que não houve tumulto.
PORTAS FECHADAS
O Shopping Leblon e o Rio Design Leblon, ambos no bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, não abriram as portas ontem por causa de rolezinhos marcados. Mesmo sem funcionar, os centros comerciais reforçaram a segurança do lado de fora. Seguranças particulares, guardas municipais com cães e cerca de 30 policiais militares cercaram os dois shoppings na tarde de ontem. O Aparato recebeu ajuda até de um helicóptero. (Colaboraram Valquiria Lopes e Pedro Ferreira)