A ação aconteceu na noite da segunda-feira. De acordo com militares do 34º Batalhão da PM, uma denúncia anônima informava que dois grupos rivais estavam se enfrentando na Vila Real. Os homens estariam encapuzados e teriam feito disparos. Policiais do Tático Móvel foram para o local e os homens correram para dentro do aglomerado.
Eles conseguiram alcançar um adolescente de 17 anos que se escondeu em uma casa. Com ele, foram apreendidas uma pistola ponto 40 com numeração raspada e outra calibre 380. As duas armas estavam carregadas. O menor foi levado para o Centro Integrado de Apoio ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH).
Enquanto atendiam essa ocorrência, os policiais receberam uma nova denúncia sobre uma casa no Conjunto Paulo VI onde estariam armas e drogas. Ao chegar ao endereço, que fica na Rua Anjo Azul, os policiais viram o dono da casa, de 37 anos, fugir pulando os muros dos vizinhos. O homem conseguiu escapar e não foi preso. No imóvel, foi apreendida uma arma 9 milímetros, R$ 1.256 em dinheiro, um colete à prova de balas, uma porção prensada de maconha, dois rolos de fita adesiva usados para embalar drogas e uma espada samurai. O material foi encaminhado à Polícia Civil. .