A partir do próximo sábado começa a funcionar no Aglomerado da Serra, área Centro Sul de BH, a Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Segundo a Polícia Militar, o novo espaço deverá trazer mais conforto e segurança à comunidade. “O nosso principal objetivo é melhorar o serviço de atendimento da região. Este é um projeto do governo do estado em parceria com a PM e será realizado para que a comunidade tenha melhor qualidade de vida”, explica o tenente-coronel Alfredo José Alves Veloso.
A implantação da unidade de segurança pública havia sido anunciada em março de 2013, pela então secretária-adjunta de Defesa Social de Minas Gerais, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, em audiência na Assembleia Legislativa. A medida foi tomada após conflitos entre moradores da região e policiais militares, depois da morte do servente de pedreiro Helenílson Eustáquio da Silva, durante uma operação da Polícia Militar, em outubro de 2012.
Com uma unidade dentro do aglomerado, o efetivo da PM estará presente 24 horas nas ruas da região. “Nesse primeiro momento, não temos o número de viaturas que farão a ronda no local, mas podemos garantir que a polícia pretende fazer serviços de atendimento, ocorrências e demais serviços para a comunidade”, afirmou Veloso.
No sábado, os moradores poderão trocar entulhos por material escolar e serão orientados pela Defensoria Pública sobre questões jurídicas. Além disso, haverá apresentações artísticas de vários grupos do bairro. A AISP estará localizada na rua Coronel Alvim Menezes, Bairro Nossa Senhora do Rosário.