A abertura de uma terceira pista de circulação na Avenida Carandaí, inclusive com mão-inglesa, entre a Afonso Pena e a Professor Alfredo Balena, no Centro de Belo Horizonte, para adequação do trânsito ao transporte rápido por ônibus (BRT), que será chamado de Move, confundiu e gerou transtornos para motoristas e pedestres, com risco de acidentes, na manhã de ontem. O novo trajeto foi sinalizado com faixas de pano e painéis luminosos, mas muita gente ficou perdida, sem saber por onde seguir. Às 7h50, o engarrafamento na Afonso Pena chegou à Avenida Getúlio Vargas, no sentido rodoviária.
Pela Carandaí trafegam 35 mil veículos por dia e pela Afonso Pena, 100 mil. Antes, quem descia a Afonso Pena e entrava à direita na Rua Pernambuco podia atravessar a Carandaí e chegar à Alameda Ezequiel Dias. Agora, o motorista é obrigado a descer mais um quarteirão na Afonso Pena e entrar à direita na Carandaí, passando pela pista central que foi criada.
A mudança também causou estranheza para quem sai da Alfredo Balena para pegar a Afonso Pena sentido Mangabeiras e Rua Guajajaras. Os carros saem simultaneamente da Pernambuco e há dúvidas de quem é a preferência. O problema foi agravado porque a BHTrans planejava pintar as faixas no asfalto na última hora e não foi possível com a chuva da noite anterior. Os semáforos também não foram instalados.
A psicopedagoga Ana Amália Malta, de 38, tinha que chegar ao serviço às 8h30, mas às 9h10 ainda estava presa no trânsito, telefonando para justificar o atraso. “O trânsito simplesmente parou na Afonso Pena. Sempre passei por aqui e era tranquilo. Só espero que melhore depois”, disse.
Pedestres também tiveram dificuldade para atravessar. A aposentada Maria das Dores Mendes, de 80, quase foi atropelada por um ônibus ao passar pela mão invertida que foi criada. Ela pediu informações ao diretor do sistema viário da BHTrans, Edson Amorim de Paula, que estava no local. Ele explicou que a situação é provisória, porque a obra está numa fase de ajustes e a preferência de circulação será definida pelos semáforos. “Tivemos que abrir espaço para construção de uma ilha no meio da Carandaí para depois fazer a sinalização definitiva. Primeiro, é preciso mudar o trânsito para depois construir a obra e entrar na fase definitiva”, explicou Amorim. Segundo ele, agentes de trânsito permanecerão o tempo todo no local orientando motoristas.
O diretor de sistema viário informou que o tempo dos semáforos da Pernambuco, Carandaí e Alfredo Balena será reduzido de três para dois. “Vamos melhorar em um terço a fluidez no trânsito”, informou. A obra deve ser concluída em 10 dias. Para Amorim, é comum motoristas e pedestres ficarem confusos no início da mudança, mas depois se acostumam. Segundo ele, as alterações no trânsito foram divulgadas com antecedência e haverá campanha mais intensiva no local com a volta às aulas: “Neste momento, a gente está fazendo algumas intervenções para o BRT, que começa a operar em 15 de fevereiro, mas isso faz parte de um plano maior, que é o de melhoria do trânsito de uma maneira geral na área central”.
Novas intervenções estão previstas para terça-feira na Praça Lucas Machado, no cruzamento das avenidas Brasil e Francisco Sales, no Bairro Santa Efigênia. Depois, serão feitas mudanças no Barro Preto. “A intenção é reduzir o tempo dos semafóros da cidade de três para dois e aumentar o de travessia de pedestres. Vamos dispersar o trânsito de passagem pelo Centro. O motorista que sai do Bairro Sion, na Região Centro-Sul, para as regiões Norte e Pampulha, por exemplo, terá caminhos alternativos sem precisar passar pelo Centro”, afirmou Amorim.