Parte do muro de contenção construído às margens do Rio Muriaé, na cidade de mesmo nome, na Zona da Mata, caiu na tarde de quinta-feira. A calçada e o asfalto no trecho também foram danificados. A suspeita é de que as enchentes possam ter comprometido a estrutura de concreto.
Segundo o município, a obra foi construída em 2007. Desde então, pelo menos cinco enchentes teriam acontecido. A parte danificada ontem fica perto de uma ponte sobre o rio, na altura do Bairro Napoleão. Nesta manhã, funcionários da prefeitura começaram obras emergenciais no local para garantir a segurança dos pedestres.
Em nota, a prefeitura informou que o trecho da rua foi isolado enquanto são feitos os trabalhos de recuperação da cabeceira da passarela de pedestres, que faz parte da ponte. O Executivo local também ressalta que a estrutura danificada não será reconstruída. “(...) o muro, construído há sete anos, não será refeito naquele ponto, já que o projeto das obras para mitigação das cheias do rio prevê que a calha fluvial seja ampliada, chegando ao limite das edificações existentes na mesma rua. Assim, novas estruturas serão feitas apenas no local onde hoje estão os imóveis que serão desapropriados em breve, evitando, assim, a utilização desnecessária de verbas pública”, explica a nota.
A prefeitura informa, também, que o setor jurídico está analisando o contrato firmado com a empresa responsável pela construção do muro para verificar os direitos do município e os deveres da empreiteira em relação à obra.