Jornal Estado de Minas

Imprudência e desatenção aumentam riscos nas cinco vias com mão-inglesa em BH

Criadas para dar mais fluidez ao tráfego de BH, que recebeu, em média, 218 carros por dia em 2013

Jorge Macedo - especial para o EM
Mateus Parreiras

  Pedestres correram risco de atropelamento com a conversão proibida à direita feita na rua Professor Moraes feita pelo motociclista, debaixo da placa - Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press

Implantadas nos últimos oito anos para melhorar o tráfego de Belo Horizonte, as chamadas mãos-inglesas, circulação pelo lado esquerdo, ainda são desrespeitadas e confundem motoristas e pedestres, com risco de acidentesMesmo a via implantada há mais tempo registra abusos, flagrados pela reportagem do Estado de MinasMotoristas e pedestres cobram mais fiscalização nas cinco áreas com circulação invertidaEste ano, a medida já foi adotada na Avenida Carandaí, na região hospitalar, e na Avenida Silviano Brandão, no Bairro Sagrada FamíliaNesses trechos, a mão-inglesa foi criada para facilitar o tráfego do Move (BRT)A BHTrans informou que, por ora, não fará novas inversõesEnquanto se buscam alternativas para dar fluidez ao trânsito, BH recebeu 79,8 mil veículos a mais em 2013 em relação a 2012, uma média de 218 por dia, ou nove por horaA frota chegou a 1.580.625 em 31 de dezembro.

O primeiro corredor a ter o sentido de circulação mudado para a esquerda foi a Rua Professor Moraes, na Região Centro-SulDesde 2006, o tráfego foi transformado em um quarteirão com mão-inglesa para veículos que descem a Rua Antônio Albuquerque e viram na Professor Moraes à esquerda, seguindo a Avenida do Contorno ou atravessando-a para a Rua Grão MogolÀ época, a BHTrans afirmou ter adotado o esquema para dar mais fluidez ao tráfego na Contorno sentido Savassi, pois era grande o fluxo de veículos para convergir à direita na Professor Moraes ou à esquerda na Grão Mogol, ambas agora proibidas

Bastaram 10 minutos no cruzamento da mão-inglesa para que dois motociclistas fossem vistos entrando à direita, da Contorno para a Professor Moraes

O movimento é proibido e muito perigoso, porque, apesar de o acesso dos veículos do sentido contrário estar fechado, o sinal de pedestres fica aberto quando as motos passamComo resultado, quem cruzava a Professor Moraes a pé e pelo passeio precisou se desviar dos dois veículos para não ser atropelado“Já vi vários acidentes ocorrendo aqui por causa da imprudência na mão-inglesaUma vez um ônibus que ficou preso no trânsito acelerou quando o sinal estava fechado e atropelou uma mulher que vinha olhando para o outro ladoIsso quando os motociclistas que só olham para o semáforo de pedestres não aceleram e quase atropelam as pessoas, sem ver que o sinal dos carros ainda está vermelho”, reclama a vendedora Vanessa de Oliveira Lemos.

CARANDAÍ A confusão de carros e motos entrando em pistas que se tornaram contramão e dando de frente com veículos em sentido oposto mostra que, cinco dias depois de sua implantação, a mão-inglesa na Avenida Carandaí ainda confunde muita genteNos 10 minutos que a reportagem esteve no local pelo menos quatro motociclistas e três carros erraram a entrada na mão-inglesa que leva da Avenida Alfredo Balena para a Contorno e ingressaram na pista do meio, que é o caminho do Centro para os hospitaisQuase bateram de frente com automóveis que circulavam no sentido contrárioMas quem mais parecia perdido eram pedestrse, já que, apesar das alterações, ainda não foram pintadas faixas de travessia“Está tudo muito confusoO sinal aqui não está a nosso favor
Andei para cima e para baixo procurando onde atravessar e ainda não estou seguro se passei pelo lugar certo”, disse o aposentado João Osório, de 77 anos

Na Avenida Silviano Brandão a grade para pedestres colocada no cruzamento da mão-inglesa com a Avenida Cristiano Machado foi destruída e restos de metal retorcidos sobraram como marca do perigo.

Para o doutor em engenharia de transportes Frederico Rodrigues, a implantação de mãos-inglesas foi acertada“Principalmente para os pedestres, que estão acostumados a atravessar olhando primeiro para a esquerda e depois para a direita, essas alterações são perigosas e precisam de ter sinalizações enfáticas para alertar quem anda a pé”, disseSegundo ele, por outro lado, a mão-inglesa torna os corredores mais rápidos

“A BHTrans informou que a mão-inglesa organizou os cinco cruzamentos onde foi implantada, resultando na redução de 12 para oito semáforos

Saiba mais

Napoleão inverteu direção

Estudos da Universidade de Cambridge (EUA) revelam que a circulação pelo lado esquerdo era comum no Ocidente na Antiguidade devido ao tráfego de cavalos e bigasIsso ocorria para que os cavaleiros, ao cruzar com outros, pudessem cumprimentá-los e até lutar com a mão direita livreNo no fim do século 19, Napoleão Bonaparte, que era canhoto, mandou inverter essa lógica e ao dominar a Europa, à exceção do Reino Unido, que reagiu e até permanece com o tráfego pela esquerdaNos EUA, a circulação pela esquerda foi abandonada devido ao uso de carroças com muitos cavalos que precisavam ter os cocheiros à esquerda, chicoteando os animais com a mão direita.

 CIRCULAÇÃO INVERTIDA

Julho/2006
Rua Professor Moraes (Savassi)


Desafogou o trânsito na Avenida do Contorno, no sentido Savassi, ao proibir conversão à direita na Rua Professor Moraes e à esquerda na Rua Grão Mogol

Novembro/2008
Avenida Bernardo Monteiro (região hospitalar)


Adotada para receber o sistema metropolitano de ônibus e permitir desembarque de linhas nos hospitais, passando pela Avenida dos Andradas.

Março/2012
Rua Conselheiro Rocha (Horto)


Aliviou o trânsito para veículos que descem
a Rua Conselheiro Rocha entrar na
Avenida Silviano Brandão sem fechar o semáforo da avenida.

Janeiro/2014
Avenida Silviano Brandão (Sagrada Família)


Reduziu semáforos de três para dois ao permitir acesso direto dos veículos que trafegam entre as avenidas Cristiano Machado e Silviano Brandão

Janeiro/2014
Avenida Carandaí (região hospitalar)

Melhorou o fluxo na Avenida Alfredo Balena, com eliminação de um semáforo, e na Avenida Afonso Pena naquela direção, que não demandará mais interrupção do fluxo contrário

Fonte: BHTrans