A 17 dias do início da operação do Move, como foi batizado o transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte (BRT), prefeitura e empresas fazem os últimos preparativos para garantir a entrada em funcionamento do sistema, aposta do município para reduzir problemas enfrentados por passageiros e motoristasOs primeiros ônibus articulados e simples que circularão pelos novos corredores de ônibus já chegaram a garagens de empresas que operarão o serviçoOntem, a reportagem do Estado de Minas flagrou com exclusividade um dos veículos, pintado e adequado às especificações da BHTrans, na concessionária Cidade BH, no Bairro Letícia, em Venda Nova
Além de começar a receber os ônibus, as empresas fazem agora treinamentos diários com motoristas na Avenida Cristiano Machado e definem contratação de novos funcionários para trabalhar no sistemaPor sua vez, a prefeitura informou que estão em fase final as obras nas avenidas Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont, as três que receberão veículos do Move a partir de 15 de fevereiroAs vias têm entre 92% e 94%, respectivamente, das intervenções concluídas, segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Pelo menos três veículos já chegaram à concessionária Cidade BHOs ônibus articulados têm 19 metros de comprimento e capacidade para levar até 140 passageirosSão dotados de ar-condicionado, câmbio automático, que suaviza trepidações, e portas ajustadas para embarque e desembarque em nívelTodos os veículos terão câmeras de segurança interna e monitoramento por GPS, que possibilitará avisar quanto tempo falta para chegar a uma determinada estaçãoO pacote completo de veículos adquiridos será de 432 unidades, dos quais 232 padrons (simples) e 200 articulados
Inicialmente, o número estimado de passageiros transportados quando o BRT estiver funcionando plenamente é de 700 mil, mas a BHTrans garante que até 1 milhão de pessoas poderão ser transportadas
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), 15 linhas deverão começar a circular no mês que vemO cálculo é de que pelo menos 89 veículos sejam necessários para começar a operar o serviçoNo início do mês, as cinco empresas de chassis e de montagem de carrocerias calculavam que, por conta de atrasos na definição das especificações dos veículos, conseguiriam garantir a entrega de 42 unidades até 15 de fevereiro, número 53% menor que o esperadoNa ocasião, o Setra-BH informou que as entregas estavam acertadas para fevereiro, março e abril, conforme previsto.
INTEGRAÇÃO
Os ônibus que rodarão nos corredores inaugurais deverão sair das Estações de Integração (EI) das avenidas Santos Dumont e Paraná, onde entrarão na Rua Curitiba, em seguida no Viaduto Leste do Complexo da Lagoinha e na Cristiano MachadoAo longo desse caminho embarcarão e desembarcarão passageiros em instalações modulares que têm acesso às ruas, as chamadas Estações de Transferência (ET), até o ponto final do corredor, a EI São Gabriel, que precisa estar pronta para que o Move faça manobras de retorno e a ligação com o metrô da Linha 1 (Vilarinho-Eldorado).