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Estado de Minas

BRT recebe os últimos ajustes da prefeitura e de empresas antes de entrar em operação

BH recebe os primeiros veículos do Move, o novo sistema de transporte coletivo, que começa a funcionar em 15 de fevereiro. Obras no Centro e na Cristiano Machado estão quase prontas


postado em 29/01/2014 06:00 / atualizado em 29/01/2014 08:10

ônibus articulados seguiram para garagem de concessionária que vai operar o sistema, no Bairro Letícia, em Venda Nova(foto: BETO NOVAES/EM/D.A PRESS)
ônibus articulados seguiram para garagem de concessionária que vai operar o sistema, no Bairro Letícia, em Venda Nova (foto: BETO NOVAES/EM/D.A PRESS)

A 17 dias do início da operação do Move, como foi batizado o transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte (BRT), prefeitura e empresas fazem os últimos preparativos para garantir a entrada em funcionamento do sistema, aposta do município para reduzir problemas enfrentados por passageiros e motoristas. Os primeiros ônibus articulados e simples que circularão pelos novos corredores de ônibus já chegaram a garagens de empresas que operarão o serviço. Ontem, a reportagem do Estado de Minas flagrou com exclusividade um dos veículos, pintado e adequado às especificações da BHTrans, na concessionária Cidade BH, no Bairro Letícia, em Venda Nova.

Além de começar a receber os ônibus, as empresas fazem agora treinamentos diários com motoristas na Avenida Cristiano Machado e definem contratação de novos funcionários para trabalhar no sistema. Por sua vez, a prefeitura informou que estão em fase final as obras nas avenidas Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont, as três que receberão veículos do Move a partir de 15 de fevereiro. As vias têm entre 92% e 94%, respectivamente, das intervenções concluídas, segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Pelo menos três veículos já chegaram à concessionária Cidade BH. Os ônibus articulados têm 19 metros de comprimento e capacidade para levar até 140 passageiros. São dotados de ar-condicionado, câmbio automático, que suaviza trepidações, e portas ajustadas para embarque e desembarque em nível. Todos os veículos terão câmeras de segurança interna e monitoramento por GPS, que possibilitará avisar quanto tempo falta para chegar a uma determinada estação. O pacote completo de veículos adquiridos será de 432 unidades, dos quais 232 padrons (simples) e 200 articulados.

Inicialmente, o número estimado de passageiros transportados quando o BRT estiver funcionando plenamente é de 700 mil, mas a BHTrans garante que até 1 milhão de pessoas poderão ser transportadas. A previsão é de que depois da área central e da Cristiano Machado, em 15 de fevereiro, o corredor da Avenida Antônio Carlos seja inaugurado em 15 de março. O de Venda Nova está prometido para 15 de abril.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), 15 linhas deverão começar a circular no mês que vem. O cálculo é de que pelo menos 89 veículos sejam necessários para começar a operar o serviço. No início do mês, as cinco empresas de chassis e de montagem de carrocerias calculavam que, por conta de atrasos na definição das especificações dos veículos, conseguiriam garantir a entrega de 42 unidades até 15 de fevereiro, número 53% menor que o esperado. Na ocasião, o Setra-BH informou que as entregas estavam acertadas para fevereiro, março e abril, conforme previsto.

INTEGRAÇÃO

Os ônibus que rodarão nos corredores inaugurais deverão sair das Estações de Integração (EI) das avenidas Santos Dumont e Paraná, onde entrarão na Rua Curitiba, em seguida no Viaduto Leste do Complexo da Lagoinha e na Cristiano Machado. Ao longo desse caminho embarcarão e desembarcarão passageiros em instalações modulares que têm acesso às ruas, as chamadas Estações de Transferência (ET), até o ponto final do corredor, a EI São Gabriel, que precisa estar pronta para que o Move faça manobras de retorno e a ligação com o metrô da Linha 1 (Vilarinho-Eldorado).

A empresa que recebeu os ônibus do Move atualmente é responsável pelas linhas 60, 61, 62, 64, 625, 6024 e 6025, que já circulam no corredor da Cristiano Machado. Enquanto os últimos ajustes nos veículos novos são feitos, as empresas investem em treinamento. Todos os dias ônibus articulados usados para treinar motoristas circulam pela Cristiano Machado, entre as 8h e as 17h, segundo o Setra-BH. Procurada, a BHTrans não se manifestou sobre os novos ônibus nem sobre ajustes finais, como funcionamento de catracas, sistemas de ventilação de estações, entre outros, sob a justificativa de que todas as explicações serão repassadas posteriormente, em entrevista coletiva.


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