Mariana – No reino de Momo, tudo se cria, se transforma e, claro, evolui pelas praças, ruas e avenidas. Dentro desse conceito permeado pela fantasia e pelo ritmo, o Bloconeco, de Catin Nardi, e sua banda Navegante, tradição da cidade da Região Central, prepara o seu desfile com os gigantes-anões que arrastam multidões nos dias de folia. No ateliê da Rua do Seminário, no Centro Histórico, o diretor do Navegante Teatro de Marionetes, Catin Nardi, dá os últimos detalhes na Negona, a figura feita de fibra de vidro que, para não “esquentar” a cabeça de quem a carrega, tem até ventiladores por dentro. O bloco, com outros personagens coloridos e divertidos, é uma das atrações de Mariana, que lançou nessa terça-feira a programação oficial de carnaval. “A nossa festa será para todas as gerações, com conforto e segurança”, disse o prefeito Celso Cota, que espera a visita de cerca de 50 mil pessoas de 28 de fevereiro a 4 de março.
Com o tema Futebol e Folia, o carnaval da primeira vila, cidade e diocese de Minas Gerais quer “bater um bolão” em diversos espaços públicos. No Centro Histórico – praças Gomes Freire (Jardim) e da Sé e Rua Direita –, o folião vai brincar ao som das marchinhas, rodas de samba, músicas de escola de samba e Zé Pereira, tudo embalado num clima mais acústico e tranquilo, enquanto shows de artistas nacionais serão realizados no espaço da Mina Del Rei. Costa confirmou a presença de Luan Santana, Alexandre Peixe, Gusttavo Lima e Thiaguinho. O Mina Del Rei fica a três quilômetros do Centro e, para facilitar a vida de moradores e visitantes, o transporte público será reforçado, inclusive com vans.
O diretor do Navegante Teatro de Marionetes, o argentino residente há 25 anos no Brasil e com dois filhos nascidos em Belo Horizonte, Catin Nardi, aprecia a atmosfera do Centro Histórico de Mariana, onde desfila com seu bloco há nove anos. Com escova, lixa e pincéis na mão, o artista conta que, a cada ano, é feita a manutenção dos bonecos, que têm diversas caras, como uma mulher meio punk, uma chinesa e um homem que já teve as feições do ex-presidente Lula, mas, hoje, homenageia um professor da cidade. “Como sempre, teremos surpresas no desfile”, comentou.
REFORÇO
Quesito fundamental na preparação do carnaval de Mariana, a segurança será feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar e de 100 homens do setor privado. Em 2013, segundo o prefeito, houve apenas cinco ocorrências policiais sem gravidade. “O Centro Histórico, com um clima mais familiar, não estará morno, mas efervescente. Teremos 40 tipos de atrativos”, adiantou Cota, que pretende abrir espaço para todos os públicos e faixas etárias. “As cidades históricas têm o melhor carnaval de Minas e vamos manter esta tradição oferecendo muita alegria e descontração.” Toda a decoração será confeccionada por artistas plásticos de Mariana.
As igrejas, casarões, chafarizes e outros monumentos não receberão tampumes. “A cidade é a melhor imagem e queremos que todos levem boas impressões daqui”, afirmou o prefeito.