O pedágio fracionado é uma forma de as concessionárias cobrarem a tarifa por trecho trafegado, usado principalmente quando há muitas entradas para municípios ao longo da rodoviaEm São Paulo, o sistema chamado Ponto a Ponto funciona em três rodovias (SP-340, entre Campinas e Mogi das Cruzes, Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, de Itatiba a Jundiaí, e Rodovia Santos Dumont, entre Campinas e Sorocaba)Nos dois últimos, o sistema só permite a fração por moradores que comprovarem a moradia nas áreas cortadas pelas rodovias e se cadastrarem no sistemaNo Rodoanel, ainda não se sabe como o sistema será operado.
Representantes da CCR, Odebrecht, Cowan, Andrade Gutierrez, Tectran, Barbosa Mello, Fidens e de outras empresas estiveram na audiência, além de moradoresSegundo o secretário, elas questionaram o conteúdo do edital, que será analisado até a publicaçãoO processo será feito por meio de parceria público-privada (PPP)“A criação do Rodoanel é uma necessidade
A obra está estimada em R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões de investimentos do estado e o restante de responsabilidade da iniciativa privadaParte dos recursos foi pedida ao governo federal durante comitiva no ano passado a Brasília quando o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, se reuniram com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, na tentativa de captar recursos para várias obras de mobilidade urbana no estado, entre elas o Rodoanel, a reforma do Anel Rodoviário e o metrô da capital.
O eixo Norte tem 66,7 quilômetros de extensãoOutros dois trechos também estão previstos: o Rodoanel Sul, de Betim à BR-040, na saída para o Rio de Janeiro, e o Rodoanel Leste, em SabaráO primeiro está sob responsabilidade do governo federal e o segundo, da Prefeitura de Belo Horizonte.
CONCESSÃO
O vencedor da licitação vai assinar um contrato de 30 anos de construção e exploração da nova rodoviaComo as obras têm previsão paracomeçar em 2015, a expectativa é que a rodovia fique pronta em 2019O traçado passa por Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará.
“Nossa expectativa é que metade do fluxo do Anel Rodoviário passe para o Rodoanel, principalmente caminhõesÉ um ganho de tempo, segurança e ambiental”, afirmou Carlos MellesSegundo ele, dos recursos da obra, R$ 550 milhões são destinados à desapropriação, já que a rodovia vai passar por trechos de sítios e fazendas, com poucas moradias.