O edital para construção e concessão do Rodoanel Norte, que liga a BR-381, de Betim até Ravena (distrito de Sabará), será publicado em março. Com 66,7 quilômetros de extensão e oito praças de pedágio a R$ 7,50 com cobrança fracionada, em sistema semelhante ao Ponto a Ponto, de São Paulo. Ontem, o governo do estado se reuniu com grandes empresas interessadas na obra, na Cidade Administrativa, para audiência pública. É o último passo antes da publicação do edital para a construção da rodovia. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Carlos Melles, a expectativa é que o trecho norte do Rodoanel receba metade do fluxo do Anel Rodoviário, por onde trafegam, em média, 140 mil veículos por dia.
O pedágio fracionado é uma forma de as concessionárias cobrarem a tarifa por trecho trafegado, usado principalmente quando há muitas entradas para municípios ao longo da rodovia. Em São Paulo, o sistema chamado Ponto a Ponto funciona em três rodovias (SP-340, entre Campinas e Mogi das Cruzes, Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, de Itatiba a Jundiaí, e Rodovia Santos Dumont, entre Campinas e Sorocaba). Nos dois últimos, o sistema só permite a fração por moradores que comprovarem a moradia nas áreas cortadas pelas rodovias e se cadastrarem no sistema. No Rodoanel, ainda não se sabe como o sistema será operado.
A obra está estimada em R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões de investimentos do estado e o restante de responsabilidade da iniciativa privada. Parte dos recursos foi pedida ao governo federal durante comitiva no ano passado a Brasília quando o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, se reuniram com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, na tentativa de captar recursos para várias obras de mobilidade urbana no estado, entre elas o Rodoanel, a reforma do Anel Rodoviário e o metrô da capital.
O eixo Norte tem 66,7 quilômetros de extensão. Outros dois trechos também estão previstos: o Rodoanel Sul, de Betim à BR-040, na saída para o Rio de Janeiro, e o Rodoanel Leste, em Sabará. O primeiro está sob responsabilidade do governo federal e o segundo, da Prefeitura de Belo Horizonte.
CONCESSÃO
O vencedor da licitação vai assinar um contrato de 30 anos de construção e exploração da nova rodovia. Como as obras têm previsão paracomeçar em 2015, a expectativa é que a rodovia fique pronta em 2019. O traçado passa por Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará.
“Nossa expectativa é que metade do fluxo do Anel Rodoviário passe para o Rodoanel, principalmente caminhões. É um ganho de tempo, segurança e ambiental”, afirmou Carlos Melles. Segundo ele, dos recursos da obra, R$ 550 milhões são destinados à desapropriação, já que a rodovia vai passar por trechos de sítios e fazendas, com poucas moradias.