De acordo com relatos de policiais da Rotam, que prenderam os assaltantes, a "operação" começou há mais ou menos um mês quando passageiros de um ônibus que ia para Sabará foram assaltados.
Vítor da Silva Santos, 19 anos, um dos quatro assaltantes, por meio do celular da jovem, descobriu o número do telefone fixo dela para praticar mais um crime. De acordo com a jovem, Vítor ligava para ela diuturnamente. Amedrontada, ela pediu ajuda de um tio policial, que acabou bolando um plano para prender o bandido.
Para tanto, o tio orientou a jovem que ela precisaria disfarçar o medo. A garota aceitou o plano de ter a ousadia de “seduzir” o bandido, demonstrando estar interessada nele. Vítor acabou caindo na cilada armada e, de algoz passou a vítima, deu o endereço dele para um suposto encontro amoroso.
Na manhã deste sábado, no lugar da jovem, duas viaturas da Rotam, com quatro policiais cada uma, foram à casa de Vítor, onde ele morava com a mãe, e o prenderam. No local, no Aglomerado Vila Dandara, próximo ao Bairro Céu Azul, em Venda Nova, a polícia apreendeu celulares, aparelhos eletroeletrônicos, equipamentos usados em carros, entre eles rádios e réplicas de duas armas 11 milímetros.
Além de confessar os crimes, Vitor também entregou os comparsas, o irmão Sidney da Silva Santos, 23 anos, José Mauro Rodrigues, 48 anos, e José Gremilson Gomes, 52. De acordo com os policias da Rotam, todos os presos têm passagem pela polícia por diveresos crimes, entre eles roubo, tráfico de drogas e homicídio.