Dois supermercados que tiveram a venda de comida suspensa na última semana em Mantena, Vale do Rio Doce, durante uma fiscalização da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e da Vigilância Sanitária, obtiveram alvará para voltar a comercializar alimentos. As lojas do Almeida e Valente, que ficam na Rua Sete de Setembro, resolveram as irregularidades em relação a higiene dos produtos e poderão vender comida a partir desta quarta-feira.
Outras duas unidades do Valente, além do supermercado União, continuam proibidos de fornecer alimentos, águas minerais, bebidas alcoólicas, além de comercializar produtos em seus açougues e padarias, conforme decisão do órgão de defesa do consumidor. Se quiserem voltar a funcionar normalmente, esses estabelecimentos também terão que sanar as irregularidades apontadas e obter alvará da Vigilância Sanitária.
De acordo com o MPMG, durante inspeções realizadas em janeiro, foram encontrados desde equipamentos enferrujados e em mau estado de conservação, até produtos atingidos por enchentes e sujos de lama.
Também havia insetos mortos e fezes de roedores nos alimentos. Alguns produtos foram encaminhados para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que confirmou a impropriedade do material para o consumo. Alguns produtos foram alvo de inundações porque a cidade sofreu estragos na noite de Natal de 2013 por com fortes chuvas. Centenas de pessoas ficaram desabrigados e as redes de telefonia fixa e celular foram interrompidas.