Jornal Estado de Minas

Se previsões iniciais fossem cumpridas, Move estaria nas ruas desde setembro de 2011

Adiamento no cronograma do BRT/Move de Belo Horizonte é o 6º desde que foi feita a 1ª estimativa

Mateus Parreiras

Intervenções em terminal da Avenida Antônio Carlos: antecipação das obras não resultou em entrega adiantada da estrutura no corredor - Foto: Juarez Rodrigues/Em/D.a Press


O adiamento da implantação total do Transporte Rápido por Ônibus (BRT) de Belo Horizonte, de abril para maio, foi a sexta remarcação feita pela Prefeitura de Belo Horizonte desde que o sistema entrou na matriz de responsabilidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo. Se as previsões iniciais fossem cumpridas, os belo-horizontinos já poderiam estar circulando por corredores exclusivos em ônibus articulados desde setembro de 2011, quando foi prevista a conclusão do trecho de 7,1 quilômetros da Avenida Cristiano Machado.

O último anúncio de prazo antes de a BHTrans remarcar o fim da primeira fase do Move ocorreu em outubro do ano passado, há quatro meses, quando o prefeito Marcio Lacerda (PSB) estimou que as obras da Avenida Cristiano Machado seriam concluídas em dezembro de 2013 e que o BRT estaria operando até abril. “Mesmo com alguns atrasos, vamos ter o BRT em funcionamento durante a Copa”, disse na época.

Concebido e financiado por programas de desenvolvimento de infraestrutura e mobilidade das cidades-sede da Copa do Mundo, a conclusão do Move se aproxima perigosamente do início do evento esportivo. As obras da Avenida Cristiano Machado, por exemplo, deveriam ter sido iniciadas em março de 2011, segundo o Portal da Transparência da Copa do Mundo, mas levaram seis meses a mais para começar. A conclusão, programada para setembro de 2011, foi remarcada para dezembro do ano passado e, como a data também não foi cumprida, aguarda nova avaliação para publicação de previsão. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, afirma que até maio – quando a operação do BRT está programada para estar em pleno funcionamento – tudo estará pronto.

Clique para ver mais detalhes - Foto: Arte EMNa Avenida Antônio Carlos, as obras começaram antes do mês marcado, em junho de 2010, em vez de julho daquele ano. Mas isso não foi suficiente para adiantar a entrega dos serviços no trecho de 14,7 quilômetros. Segundo o portal federal, a primeira previsão de finalização das construções de pistas exclusivas, estações de transferência e de integração foi setembro de 2012, mas a nova programação empurrou a data para abril deste ano.
Contudo, nova remarcação deverá ser feita, já que a BHTrans prevê apenas o início dos embarques com passageiros para esse mês, deixando a operação completa do trecho para maio. Ainda assim, o secretário de Obras informa que toda infraestrutura estará pronta dentro do cronograma. “As estações são obras mais extensas e complexas, mas tudo o que a BHTrans precisa para que o Move opere estará pronto dentro do planejamento”, afirma.

As estações do corredor Santos Dumont/Paraná, de 1,3 quilômetro, no Centro de BH, também sofreram atrasos, em função de o subsolo da região central apresentar emaranhados de tubulações e não ser inteiramente conhecido pelos engenheiros. Ainda assim, o canteiro de obras previsto para ser montado em dezembro de 2010 só foi implantado em março de 2012. Com isso, a finalização das intervenções em uma das áreas de tráfego mais sensíveis da cidade não ficou pronta em junho de 2012, como constava no cronograma.

INVESTIMENTO A BHTrans divulgou ontem o saldo de investimentos para concluir os 27 quilômetros de corredores para a implantação do Move. O total foi de R$ 1,06 bilhão, sendo R$ 761 milhões em obras e projetos originários da Prefeitura de Belo Horizonte e da União e R$ 299 milhões em desapropriações custeadas pelos governos estadual e municipal. A expectativa é de que 700 mil passageiros sejam transportados por dia e que possam ganhar até 50% de tempo de deslocamento nos corredores exclusivos, segundo cálculos da BHTrans. A empresa informou já ter contratado empresas de segurança para tentar impedir que vândalos depredem as estações de transferência da Avenida Antônio Carlos, que têm grandes portas automáticas de vidro, muito vulneráveis a apedrejamentos, como os que foram frequentes nas últimas manifestações.

Mudanças também na Olegário Maciel

Motoristas e pedestres devem ficar atentos a mais uma alteração do trânsito na área central de Belo Horizonte. Hoje muda a circulação na Avenida Olegário Maciel e ruas dos Caetés e do Acre, visando melhorias na mobilidade urbana. Os locais serão sinalizados com faixas de tecido para orientação dos condutores. Não haverá alteração de pontos de ônibus.

A Avenida Olegário Maciel, entre as ruas Paulo de Frontin e dos Caetés, passa a operar em mão única nesse sentido. A Rua dos Caetés, entre Avenida Olegário Maciel e Rua dos Guaranis, também virou mão única nesse sentido.
E a Rua do Acre, abaixo da alça Caetés do Viaduto B, entre as ruas Paulo de Frontin e dos Guaranis, passa a ser mão única nesse sentido. Nos próximos dias devem ser anunciadas mais ajustes no trânsito na área central.

Ônibus no blog

Tema de inúmeras discussões desde o início das obras do Move e dos protestos pela redução das tarifas no ano passado, o transporte por ônibus ganha espaço interativo no Portal Uai. Amanhã entra no ar o blog Faixa Exclusiva, do repórter especializado Bruno Freitas. Detalhes sobre a operação do BRT – cujo nome, identidade visual, linhas e tipos de veículos foram revelados com exclusividade pelo EM –, serão os primeiros tópicos a serem tratados no www.uai.com.br/faixaexclusiva.



- Foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press
Reforço na frota


Uma das cinco fornecedoras de carroceria para o Move, a Neobus entregou ontem seus dois primeiros ônibus articulados para a Viação Getúlio Vargas. O modelo Mega BRT chassi Mercedes-Benz O-500 MA, flagrado pelo Estado de Minas (foto), tem configuração com portas de embarque nos dois lados, o que permitirá sua aplicação em linhas fora dos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Região Central. (Bruno Freitas).