Passageiros do transporte coletivo de Belo Horizonte não vão mais conhecer como funciona o Move, o BRT da capital, no sábado. Depois de planejar durante quatro meses a inauguração do sistema para 15 de fevereiro, a prefeitura recuou na última hora e anunciou nessa quarta-feira a disposição de dar início à operação em duas etapas: na data originalmente prevista, as primeiras linhas vão começar a circular vazias, somente para testes. Nessa quarta-feira, o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, previu que apenas em 8 de março o novo sistema receberá os primeiros usuários e já admitiu novo adiamento. A estrutura que foi financiada como parte das ações da Copa do Mundo deve entrar em plena operação em maio, às vésperas do Mundial – cujo primeiro jogo ocorre em 14 de junho.
Apesar dos atrasos no término das obras do corredor Cristiano Machado, onde o sistema deve estrear, e na chegada de ônibus adaptados ao BRT, como vem noticiando o Estado de Minas, a BHTrans alega que já trabalhava com a nova data. O presidente da empresa argumenta que não havia divulgado o dia 8 de março antes porque isso poderia influir no ritmo de entrega dos fornecedores de veículos e de material para estações. A nova estimativa de operação total dos corredores das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho é entre 15 e 17 de maio, previsão que, se cumprida, representa um mês a mais em relação ao que foi anunciado em outubro. “Esse tempo será importante para avançarmos nas obras, enquanto os motoristas que vinham sendo treinados em ambientes de simulação passarão a circular entre as estações”, afirma Ramon Victor.
Contudo, fontes do setor dão conta de que o adiamento da operação com passageiros se deu devido ao baixo volume de entregas de ônibus. O presidente da BHTrans admitiu que terá apenas 15 unidades do Move disponíveis para operar as três linhas previstas inicialmente, reveladas ontem pelo EM: as troncais 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro/direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). A linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha) também estava prevista nos planos iniciais, mas já havia sido cortada, pela perspectiva de menos veículos para operá-la no próximo sábado.
FROTA Em relação aos ônibus, a BHTrans espera a chegada de mais unidades na segunda-feira. Na quarta-feira a previsão é de que a frota de articulados do sistema BRT para o Move chegue a 25, ou 5,8% da frota total prevista (428).
Pelo novo cronograma divulgado ontem, a Estação Pampulha e o corredor da Avenida Antônio Carlos só começam a ser testados em 15 de março e passam a operar com passageiros em abril. Os corredores mais atrasados, das avenidas Pedro I e Vilarinho, só iniciarão testes em 15 de abril e devem passar a transportar usuários em maio, quando todo o sistema BRT deve estar operando.