O carnaval no tradicional Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, não vai varar a noite. Em reunião entre representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e moradores na última semana, o diretor de Operações de Eventos da Belotur, Luiz Felipe Barreto, já havia adiantado que os foliões só iriam poder desfilar pelas ruas do bairro boêmio até as 19h nos dias de folia. A medida foi confirmada nesta quinta-feira, durante coletiva da Belotur sobre as atrações programadas para este ano na capital.
As medidas foram tomadas para evitar os tumultos no bairro, como ocorreu em 2013 e também no início deste ano, quando milhares de pessoas tomaram a região. No fim de janeiro, a folia se espalhou por quatro dias consecutivos. Moradores ficaram incomodados com a presença de grupos de jovens que promoveram uma pré-folia embalada com funk e música eletrônica. Como resultado, perturbação do sossego, transtornos no trânsito, atentado violento ao pudor, brigas, uso e tráfico de drogas, falta de estrutura como banheiros químicos e muita sujeira.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal também irão reforçar o policiamento no bairro, mas o número do efetivo não foi confirmado.
Diversão garantida em toda cidade
Os foliões poderão aproveitar uma extensa programação no carnaval deste ano. Foram investidos R$ 5 milhões - entre recursos da Prefeitura de Belo Horizonte e patrocínio nas festas. Do dia 27 de fevereiro a 4 de março, haverá shows em 13 palcos montados pela cidade. Músicos e intérpretes da capital mineira, como Dona Jandira, Aline Calixto, Lucia Santos, Mauro Saraiva, Zé da Guiomar, Mestre Conga, Thiago Delegado, irão alegrar o público. Também haverá apresentação do cantor Martinho da Vila e da filha Mart’nália, além do Grupo Molejo.
Os palcos serão montados em regiões que concentram um grande número de pessoas, como a Savassi, Praça da Estação, Pampulha e no Bairro Santa Efigênia, no início da Avenida Brasil.
A expectativa é de que pelo menos um milhão de pessoas participem do carnaval de Belo Horizonte. (Com informações de Flávia Ayer)