Os cemitérios públicos de Belo Horizonte estão passando por revitalizações. O Cemitério da Paz, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, será reformado assim como Cemitério da Saudade, na região leste, que já está em obras desde meados do ano passado.
No Paz será feita demolição da edificação da administração e serviços de construção de novas instalações, duplicação da capacidade de velórios (atualmente são seis), construção de lanchonete com área de apoio administrativo, banheiros públicos acessíveis e guarita, além de obras urbanísticas e no sistema de drenagem pluvial. O valor do serviço é de R$ 4,14 milhões. A necrópole, construída em 1967, é a maior da capital com 290 mil metros quadrados e mais de 42 mil sepulturas.
Já no Cemitério da Saudade, as obras estão aceleradas. Entre as principais intervenções estruturais estão a duplicação da capacidade dos velórios e a construção de lanchonete e de banheiros públicos acessíveis. As obras estão no prazo previsto e o próximo passo é a reforma dos quatro velórios existentes, a construção de outros quatro e a reforma nas instalações da administração.
No projeto de revitalização do Saudade ainda constam a construção de uma guarita e intervenções urbanísticas, com criação das faixas de rolamento e de pedestre, aproveitando o sistema viário e visando mais fluidez. A previsão que as obras de revitalização sejam concluídas em abril e o valor orçado é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Tecnologia
Outra melhoria prevista para os cemitérios municipais, que também já está em andamento, é a implantação do Sistema de Controle de Cemitérios (Sinec).