Os veículos articulados que vão levar passageiros nos corredores do Move, o sistema rápido por ônibus, já começam a circular por Belo Horizonte. Neste sábado, começaram os testes para a implantação comercial do BRT. O Prefeito Marcio Lacerda (PSB) chegou 15 minutos atrasado para o evento, que estava marcado para começar às 10h. Ele vistoriou a estação localizada entre a Avenida Paraná e Rua Tamoios junto com vereadores. Em seguida, entrou no veículo para trafegar pelo corredor exclusivo que liga o Centro à Estação São Gabriel, pela Avenida Cristiano Machado.
O veículo parou na Estação Cidade Nova, que também foi vistoriada. Marcio Lacerda informou que a prefeitura tentou antecipar a inauguração do Move, porém, alguns problemas dificultaram e impediram a entrada do sistema rápido por ônibus. “Estamos trabalhando desde 2009 e 2010. Fizemos o projeto e agora o processo caminha com naturalidade. Trabalhamos o máximo para antecipar, mas tivemos problemas no subsolo e de mão de obra. Foram meses que a mão de obra em geral estava muito difícil por causa da proximidade da Copa”, afirmou.
Mesmo com o adiamento, Lacerda ressaltou que a capital mineira será lembrada pelas obras realizadas para o Mundial. “Quando houver o parecer final das cidades sedes pelo Governo Federal BH será destaque”, disse. Segundo ele, a única obra que não foi completada foi a Via 710 que será feita em outra data.
A inauguração do Move estava marcada para acontecer neste sábado. Porém, a prefeitura recuou na última hora e passou para 8 de março o início das operações comerciais do sistema. A estrutura, que foi financiada como parte das ações da Copa do Mundo, deve entrar em plena operação em maio, às vésperas do Mundial – cujo primeiro jogo ocorre em 14 de junho.
A nova estimativa de operação total dos corredores das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho é entre 15 e 17 de maio, previsão que, se cumprida, representa um mês a mais em relação ao que foi anunciado em outubro.
Inicialmente, serão apenas 15 unidades do Move disponíveis para operar as três linhas previstas para o corredor da Avenida Cristiano Machado, com revelou o Estado de Minas na quarta-feira. São elas as troncais 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro/direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). A linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha) também estava prevista nos planos iniciais, mas já havia sido cortada, pela perspectiva de menos veículos para operá.
Expansão do BRT e metrô
Durante os testes, Marcio Lacerda afirmou que a prefeitura já tem verba para construir mais 80 quilômetros de via do sistema rápido por ônibus. O primeiro local que seria contemplado com a expansão do Move e a Avenida Amazonas. Como o EM mostrou anteriormente, o obra tem custo estimado em R$ 300 milhões.
O prefeito também falou sobre o metrô de Belo Horizonte. De acordo com Lacerda, em maio o projeto deve ser entregue e licitado. Caso não haja problemas judiciais, conforme o prefeito, a obra de expansão deve começar ainda neste ano.