Jornal Estado de Minas

Moradora tenta salvar a vida de cavalo doente e abandonado no Bairro São Lucas

O animal está na Rua Teodomiro Cruz com o grande inchaço abdominal que o impede de andar. A moradora tentou bombeiros, zoonose e PM, mas não conseguiu socorro

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

- Foto: Simone Rigueira Monteiro

Uma moradora do Bairro São Lucas, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tenta salvar a vida de um cavalo abandonado na rua da casa dela. O animal, que circula na região há anos, apareceu doente na manhã desta quarta-feira com o grande inchaço abdominal. O máximo que a moradora conseguiu foi amarrar o equino com uma corda de varal, para contê-lo e evitar que a situação piore.

Segundo a professora de ioga Simone Rigueira Monteiro, o bicho mal consegue andar. Ela já ligou para o Corpo de bombeiros, Zoonose da Prefeitura de BH e Polícia Militar (PM). De acordo com a professora, nenhum dos três órgãos enviou uma equipe para recolher ou socorrer o animal. Na PM, ela tentou pedir uma viatura para registrar o boletim de ocorrência, mas foi informada que deveria procurar uma delegacia.

“Estou desesperada, ele vai morrer. Ele levanta, dá dois passos e cai.

Tem mais de três horas que estou tentando resgate e ninguém toma providência”, afirma a moradora da Rua Teodomiro Cruz. Simone conta que esse cavalo é conhecido da região, vive perambulando e comendo lixo. Ela já vu o bicho engolindo muitas sacolas plásticas, o que pode ter causado o inchaço na barriga. O equino estava desaparecido por alguns meses e agora voltou doente. Ela não sabe dizer que é o dono do animal, que além do inchaço também está com escoriações pelo corpo.

- Foto: Simone Rigueira Monteiro 

.