Jornal Estado de Minas

Polícia identifica suspeito de matar aposentado da Usiminas em Brumadinho

O crime aconteceu em 7 de fevereiro deste ano em um sítio. O suspeito roubou materiais da propriedade e foi identificado após realizar saques bancários na conta da vítima

João Henrique do Vale
O homem chegou a trabalhar para o aposentado - Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoA polícia identificou o homem suspeito de assassinar, com requintes de crueldade, o aposentado da Usiminas Darcio Natal de Mendonça, de 63 anos, em 7 de fevereiro deste ano em um sítio de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A vítima foi encontrada nua com uma faca cravada nas costas em um quarto. O criminoso fugiu levando vários objetos da residência e realizou saques com o cartão de Mendonça. A prisão temporária já foi expedida.

O corpo do aposentado foi encontrado pelo caseiro da propriedade que foi ao local a pedido da mulher de Darcio, já que ele não atendia as ligações. A vítima foi encontrada amordaçada e com os braços amarrados. O laudo de necropsia detectou que ele foi atingido por dez facadas. O suspeito, Luiz Henrique Soares Pinho, de 26 anos, que é pedreiro e já havia trabalhado para o homem, fugiu levando notebook, uma TV de plasma e um carro.


Uma equipe da 5ª Delegacia de Brumadinho começou a investigar o crime. A filha da vítima afirmou aos policiais que vários saques foram feitos na conta do aposentado. “Conseguimos obter imagens de circuito interno de alguns estabelecimentos onde ele efetuou despesas com o cartão de débito e também realizou saques em caixas eletrônicos”, explica o delegado Daniel Araújo. O prejuízo causado pelo criminoso chegou a R$ 7 mil.

Imagens do suspeito dentro de uma drogaria - Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoPara o delegado, o aposentado foi agredido até entregar a senha dos cartões. “Pela forma como a vítima foi encontrada, possivelmente o autor torturou e a obrigou fornecer a senha”, disse. Na última quarta-feira a polícia fez um pedido de prisão temporária de 30 dias para Luiz Henrique, que está foragido. Ele deverá ser indiciado por latrocínio - roubo seguido de morte.

Quem tiver informações sobre o paradeiro do suspeito pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 181. .