De acordo com a Polícia Militar (PM), as educadoras contaram que seguiam pela Rua Princesa Leopoldina, a mesma da escola, quando foram abordadas por três jovens. Dois deles exibiram um revólver e um soco inglês e exigiram que elas entregassem os celulares e alguns pertences pessoais. Após pegar o material, ameaçaram levar as professoras como reféns. As mulheres gritaram por socorro e os criminosos fugiram em um Corsa, onde um comparsa os esperava.
A PM foi acionada e começou um rastreamento pela região. Na Rua Arthur de Sá, no Bairro União, os policiais encontraram o carro usado na fuga estacionado e dois jovens próximos. A dupla, Bruno de Souza Miranda, de 21 anos, e Matheus Phillip d'Lamarc Silva, de 22, foi reconhecida pelas vítimas e encaminhadas para a delegacia.
O carro usado na fuga estava no nome de uma mulher. Ela foi encontrada e informou que tem um acordo com a mãe de Matheus para que o veículo fique estacionado na casa dele. Nesta tarde, sem a autorização, o jovem pegou o veículo. O automóvel foi apreendido e encaminhado para o pátio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). .