Os dois homens, que até então estavam escondidos em um matagal, chegaram ao restaurante do taxista e comerciante Zélio Morais armados com um fuzil e o obrigaram a dirigir o táxi, um Palio Weekend, seguindo no sentido da Via Dutra, em São Paulo. Parentes e clientes que estavam no restaurante avisaram a polícia e teve início a operação para prender os sequestradores e salvar o refém. As polícias do Rio de Janeiro e de São Paulo foram alertadas.
O desfecho do sequestro ocorreu aproximadamente duas horas depois dos bandidos terem iniciado a fuga. A Polícia Militar de São Paulo armou barreiras na Via Dutra e em São José dos Campos, a 180 quilômetros de Itamonte, ocorreu a interceptação. Na troca de tiros, um dos sequestradores morreu no tiroteio.
Antes do desfecho do sequestro, a ação dos fugitivos trouxe de novo preocupação à população de Itamonte, que desde a manhã de sábado vinha comemorando o trabalho dos policiais que impediu um ataque aos caixas eletrônicos das cinco agências bancárias que existem na cidade. As informações sobre o sequestro se espalharam rapidamente e os bares e restaurantes fecharam as portas. .