Policiais federais de Belo Horizonte, em estado de greve desde o último dia 5, participam de uma paralisação na manhã desta terça-feira na capital. Conforme o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF-MG), cerca de 80 agentes, escrivães e papiloscopistas participam de um protesto em frente à superintendência regional da corporação, no Bairro Gutierrez.
No local, eles mantêm uma mula em alusão aos pequenos traficantes que são presos fazendo transporte de drogas entre países. Estes, são detidos com frequência pela PF, enquanto os chefes do tráfico não são presos, segundo o sindicato. Na quarta-feira, o protesto acontece no mesmo local e terá como tema o congelamento da Polícia Federal.
As mobilizações acontecem de 8h às 12h. De acordo com o SINPEF-MG, o atendimento para emissão de passaporte e outros serviços prestados na Uai Praça Sete e no Shopping Plaza estão mantidos. Durante a paralisação, foram suspensas as investigações e procedimentos administrativos internos.
Os policiais federais denunciam que estão com os salários congelados há sete anos e ainda não conseguiram o reconhecimento legal de suas atribuições.