Jornal Estado de Minas

Estação Venda Nova volta a operar parcialmente; outros terminais continuam fechados

Segundo a BHTrans, o terminal funciona com 35% das viagens programadas, apesar da greve. Expectativa é pela reunião, às 16h30, entre trabalhadores e empresas de transporte

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
A Estação Venda Nova, um dos terminais que estava parado desde o início da greve dos rodoviários a segunda-feira, voltou a funcionar operando com 35% das viagens programadas.
Segundo a BHTrans, continuam fechadas apenas as estações Barreiro, Diamante e Vilarinho. A empresa de trânsito já havia informado mais cedo que aproximadamente 47% das viagens previstas para o dia estão acontecendo, mesmo com a mobilização da categoria. O percentual se mantêm, segundo balanço da BHTrans divulgado às 12h.

De acordo com a BHTrans, 30% das linhas do sistema operam normalmente, outros 34% de linhas circulam parcialmente e 36% estão com operação precária. As estações São Gabriel e José Cândido estão com movimento normalizado desde cedo.

Uma audiência de conciliação entre trabalhadores e empresas de transporte está marcada para acontecer às 16h30 de hoje no Tribunal Regional do Trabalho. Motoristas e cobradores reivindicam reajuste salarial de 21,5%, jornada de trabalho de seis horas, ticket de alimentação com 30 folhas no valor de R$ 15 e piso salarial com valor 30% acima do motorista do transporte convencional para os condutores do BRT/Move.


Nesta terça-feira, a Polícia Militar registrou casos de vandalismo com depredação de veículos das linhas 901, 9202 e 9407 na região leste. O trânsito também ficou complicado por causa do elevado número de carros que foram para as ruas em decorrência da falta de coletivos. Pelo segundo dia, a mobilização dos profissionais do transporte prejudicou o atendimento em restaurantes populares, que ficam sem funcionários para cozinha e servir as refeições.

Veja fotos da greve
.