Durante a madrugada, a PM encaminhou para a delegacia quatro envolvidos no roubo de um Fiat Palio, no Bairro Heliópolis, região norte. São eles: Cristiano Martins de Souza, 23 anos, Jéssica Amanda da Silva Reis, 18 anos, o menor G.L.B 17 anos, e Rafael.
De acordo com o tenente Guilherme Rodrigues, da Companhia Tático Móvel do 13º Batalhão da PM, durante um patrulhamento de rotina Jéssica foi abordada em um Celta no Bairro Heliópolis, região norte. Ela estava sem gasolina, recebendo ajuda de um rapaz. Muito nervosa, ela acabou contando aos policiais que havia ajudado três assaltantes no roubo de um Fiat Palio, na Rua Nair Pentagna Guimarães.
A função dela foi de apoio no roubo, porque deu carona para os ladrões chegarem até o veículo alvo.
Jéssica contou aos policiais o local onde os envolvidos haviam escondido o Palio, na Rua Pedro Augusto Santiago, no Bairro Jardim Vitória, Região Nordeste de Belo Horizonte. Quando chegaram ao imóvel, os militares encontraram Cristiano, G.L. e Rafael, que acabou assumindo a participação no crime contra o guarda. Todos foram para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH).
Os militares da Companhia Tático Móvel do 13º Batalhão deram prosseguimento nas apurações da ocorrência e acabaram descobrindo que o adolescente I.A.,17 anos, também estava escondido nessa casa do Jardim Vitória. Segundo a sargento Viviane Almeida Soares, o menor disse que se escondeu no imóvel enquanto os outros eram levados pelos militares. Ele assumiu a participação no crime da UPA e disse que atirou no guarda Leanderson.
Versão dos suspeitos
Conforme a versão dos suspeitos, Rafael chegou na UPA acompanhado de IA. e G.L.. Eles insistiram para entrar e visitar o filho de Rafael, mas foram impedidos pelo porteiro. Diante na insistência dos três homens em entrar na UPA, o guarda interviu, colocou a mão na cintura e sacou a arma taser. Em resposta, I.A.