(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja as dicas dos bombeiros para evitar afogamentos no Carnaval


postado em 28/02/2014 07:55

O feriadão de Carnaval vai muito além de festa e folia. Mesmo quem não gosta de agitação aproveita a época para pegar a estrada ou procurar balneários e acampamentos para descansar. Nos dois casos, a prioridade é manter segurança, alerta o Corpo de Bombeiros. Os militares vão desenvolver uma operação em todo o Estado para evitar afogamentos e diminuir os riscos de incêndios e acidentes nas estradas.

A Operação Carnaval será realizada desta sexta-feira até dia 5 de março. As equipes atuarão em atividades de prevenção, socorro e salvamento em acidentes e afogamentos, incêndios e pânico, em locais onde possa haver aglomeração de pessoas. Viaturas da corporação ficarão posicionadas em pontos estratégicos das principais rodovias do estado para agilizar a chegada aos locais das ocorrências. Cada uma delas estará equipada com kit de resgate, materiais para salvamentos terrestre e de altura e desencarcerador, equipamento para resgate de vítimas presas às ferragens. A estratégia tem sido realizada com bastante sucesso nos últimos anos, possibilitando um atendimento mais rápido.

Os militares também darão orientações à população em balneários e locais onde houver grande concentração de público. As equipes terão o apoio do Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo, responsáveis pelo transporte de vítimas mais graves. A equipe da aeronave é composta por bombeiros e médicos do Samu.

Várzea das Flores


Um dos pontos de atenção do Corpo de Bombeiros será a represa Várzea das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Do dia 1º ao dia 4, equipes de bombeiros estarão de prontidão em vários pontos do local, muito procurado nos finais de semana e feriados.

Dicas


De acordo com o Corpo de Bombeiros, cada pessoa pode também cuidar de sua segurança, evitando os acidentes. Para isso, o principal é seguir as orientações:

- Ao procurar locais para nadar
- Escolha um local conhecido e nunca vá sozinho
- Obedeça a sinalização de perigo
- Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
- Mude o comportamento
- Não beba antes de entrar na água
- Não se afaste da margem, mesmo se souber nadar
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
- Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos")
- Não deixe as crianças sozinhas
- Pilotos e passageiros de embarcações devem usar o colete salva-vidas
- Em locais de aglomeração
- Ao entrar em um local fechado, localize a sinalização e as saídas de emergência
- Se houver princípio de incêndio ou tumulto, mantenha a calma e procure um local seguro.

Em caso de emergência, ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)