Jornal Estado de Minas

Bombeiros resgatam filhote de onça dentro de casa no Barreiro

O animal entrou por uma greta no portão e se escondeu debaixo da cama no quarto da casa

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Os bombeiros foram chamados para atender a uma ocorrência inusitada na Região do Barreiro em Belo Horizonte.
Um filhote de onça invadiu uma casa na Rua Lênin, na Vila Corumbiária, e ficou preso no quarto. Moradores e vizinhos chamaram os militares desesperados, com medo do animal. A Polícia Militar do Meio Ambiente deu apoio aos bombeiros na captura do bicho.

A cozinheira Maria Aparecida da Cruz acionou os bombeiros. Ela é vizinha da casa onde o filhote foi resgatado. “Ela entrou pela greta do portão, foi para dentro da casa e ficou debaixo da cama. A dona da casa fechou a porta e trancou o bicho no quarto”, conta.


Aparecida chamou ligou para os bombeiros que orientaram manter a porta fechada e retirar qualquer criança da casa. “Antes de ligar para os bombeiros, eu entrei lá. Abaixei na cama para olhar e ela rosnou para mim. Sai correndo”, relata a cozinheira.

O resgate da onça foi trabalhoso, conforme contou a testemunha. “Colocaram ela dentro de uma caixa, amarraram um arame e ela estava arranhando a caixa toda”, disse Aparecida. Segundo a moradora, o animal capturado era uma jaguatirica.

A Vila Corumbiária fica perto do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. A região faz limite com a reserva de proteção do manancial Barreiro, chamada pela população de “Mata da Copasa”. Os moradores acreditam que o filhote veio dessa área de vegetação. “Onça aqui é primeira vez ma cobra tem direto”, conta Aparecida.

De acordo com a PM, o animal foi levado para a sede do Ibama. Não foi possível determinar a idade do filhote, que segundo a políca, está quase alcançando a fase adulta. .