Jornal Estado de Minas

Move começará a circular sem viagens noturnas e apenas com três linhas

A BHTrans confirmou que as atividades do sistema terão início a partir de 8 de março

João Henrique do Vale
Testes já começaram desde 15 de fevereiro, data que era prevista a inauguração - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

Os últimos ajustes são realizados em Belo Horizonte para a entrada de circulação do sistema rápido por ônibus, o Move. Como adiantado pelo Estado de Minas, três linhas irão iniciar as viagens pelos corredores da Avenida Cristiano Machado em 8 de março. A informação foi confirmada em coletiva realizada pela BHTrans na tarde desta sexta-feira. Conforme a empresa que administra o trânsito da capital mineira, nesta primeira etapa os ônibus do BRT não vão circular durante a noite.

Inicialmente, serão apenas 15 unidades do Move disponíveis para operar as três linhas previstas para o corredor da Avenida Cristiano Machado. Os veículos farão as viagens troncais. A primeira linha é a 83 D (Estação São Gabriel/Centro-Direta). Os carros sairão da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida.


A outra linha será a 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora). Os veículos sairão da Estação São Gabriel, em direção ao Centro, parando nas estações de transferência da Avenida Cristiano Machado. Também terá a linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi Via Hospitais). Os carros sairão da Estação São Gabriel e vão circular pela Avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, e seguindo pela Avenida dos Andradas em direção à Área Hospitalar e Savassi.

No Centro, as linhas 83D e 83P irão parar nas estações de transferência que têm o nome de “São Paulo”, localizada na Avenida Santos Dumont, e “Tamoios”, na Avenida Paraná.

De acordo com a BHTrans, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam pela cidade durante a noite, pois os carros do BRT Move não vão oprrar no horário. Nos domingos e feriados, a linha troncal do MOVE que irá circular é a 83P.

Novas datas de inauguração

A inauguração do Move estava marcada para 15 de fevereiro. Porém, a prefeitura recuou na última hora e transferiu o início das operações comerciais do sistema para 8 de março. A estrutura, que foi financiada como parte das ações da Copa do Mundo, deve entrar em plena operação em maio, às vésperas do Mundial – cujo primeiro jogo ocorre em 14 de junho.

A nova estimativa de operação total dos corredores das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho é entre 15 e 17 de maio, previsão que, se cumprida, representa um mês a mais em relação ao que foi anunciado em outubro.

Tecnologia e segurança

Os veículos que irão circular pelos corredores do sistema rápido por ônibus de Belo Horizonte serão monitorados 24 horas por dia. Um Centro de Controle Operacional (CCO) foi criado no Bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte, para auxiliar os motoristas do Move. Os funcionários da central vão auxiliar em situações como eventuais mudanças de itinerário causadas por manifestações, além de atendimento a acidentes e assaltos. Os coletivos terão quatro câmeras internas e um painel, onde o condutor poderá se comunicar com o CCO. .