(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro pontos BH ganham iluminação verde-amarela a 100 dias da Copa


postado em 04/03/2014 14:09

Palco da Copa do Mundo 2014 em Minas Gerais, o Mineirão receberá iluminação verde-amarela para aproveitar a oportunidade dos 100 dias para o Mundial, nesta terça-feira. Além do estádio, a Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, a Casa do Baile, na orla da Lagoa da Pampulha, e o Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, também vão render uma colorida homenagem ao campeonato. As luzes estarão acesas das 18h do dia 4 de março até às 06h do dia 5 de março.

A ação é coordenada pelo Ministério do Esporte em parceria com as 12 cidades-sede da maior festa esportiva do mundo. “Vai ter Copa com muito espetáculo em campo e o entusiasmo dos torcedores do país e do mundo em torno desse grande acontecimento esportivo”, diz o secretário de Estado de Turismo e Esporte, Tiago Lacerda.

O Mineirão vai receber seis jogos durante a Copa: Colômbia x Grécia, no dia 14 de junho; Bélgica x Argélia, no dia 17; Argentina x Irã, no dia 21; Costa Rica x Inglaterra, no dia 24; uma partida nas oitavas de final e outra na semifinal.

A sede do Governo de Minas é composta por cinco principais edifícios, sendo o Palácio Tiradentes, o maior prédio suspenso do mundo, o escolhido para receber a iluminação. O projeto arquitetônico da Cidade Administrativa, do premiado arquiteto Oscar Niemeyer, representa um dos marcos mais importantes na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. A atual sede do Governo de Minas foi inaugurada no dia 4 de março de 2010. A Cidade Administrativa de Minas Gerais é mais um belo cartão-postal da capital mineira.

O Museu Abílio Barreto e a Casa do Baile são símbolos de duas épocas marcantes da história e na cultura nacional. A casa da Fazenda do Leitão, que faz parte do conjunto do Museu Histórico Abílio Barreto, é um típico exemplo da arquitetura colonial e é o único prédio remanescente do arraial do Curral del Rey, povoado que deu origem à nova capital de Minas Gerais, planejada para ser um símbolo da República recém-proclamada, em 1989.

A Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, criado por Oscar Niemeyer na década de 1940, por encomenda do então prefeito Juscelino Kubitschek. É um exemplar característico da arquitetura modernista, com suas linhas curvas, referências à história nacional, presentes nos azulejos de inspiração portuguesa, e integração com a natureza, por meio dos jardins projetados por Burle Marx.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)