(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Via 210, um novo caminho para a Copa em BH, será inaugurada em abril

Via que ligará Avenida Tereza Cristina ao Anel está com 98% das obras concluídas. Obra vai dar maior mobilidade durante jogos


postado em 06/03/2014 06:00 / atualizado em 06/03/2014 07:05

Guilherme Paranaiba

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Belo Horizonte está próxima de inaugurar mais uma grande obra que dará mais mobilidade a moradores e turistas, principalmente durante os seis jogos da Copa do Mundo. Depois do BRT/Move, que será inaugurado parcialmente no próximo sábado, a Via 210, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, estará pronta para circulação em abril. A nova avenida é uma importante ligação entre a Avenida Tereza Cristina, nas imediações do Bairro Vista Alegre, e o Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, ambos na Região Oeste de BH. Com 98% das intervenções concluídas, já é possível ver como ficará a pista. A BHTrans informou que cerca de 40 mil veículos devem usar o trecho diariamente, deixando de transitar por vias secundárias e também desafogando o próprio Anel.

O novo traçado pode ser visto por quem passa pelo trevo do Betânia, no Anel, e às margens da via. Outro ponto que já dá indicações da nova ligação viária da capital é o cruzamento com a Tereza Cristina, no Vista Alegre. Nesse trecho, foram instaladas placas de sinalização apontando o novo caminho, que ainda não está liberado. A nova opção fará uma ligação importante entre a Tereza Cristina e o Barreiro, por meio da Avenida Waldir Soeiro Emrich, conhecida como Via do Minério. Para garantir essa conexão, já está praticamente pronto o novo trevo de junção da Rua Úrsula Paulino ao Anel Rodoviário e ao viaduto da Via do Minério.

Serão 1.840 metros de extensão e três pontes construídas, sendo duas sobre o Córrego Bonsucesso e outra sobre o Ribeirão Arrudas, para possibilitar a travessia. A Prefeitura de BH precisou remover 159 famílias do local para viabilizar as novas pistas que terão 11 metros de largura. As calçadas terão 2,5 metros e a ciclovia, dois metros.

Segundo o Portal da Transparência para a Copa do Mundo, sete obras que se referem à mobilidade urbana foram incluídas no rol de medidas para o Mundial deste ano. Apenas o Bulevar Arrudas foi concluído em 2013, restando seis para 2014, incluindo a Via 210. Três delas são os corredores do BRT/Move Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado e Central. Juntos, os três estarão operando em maio. A mesma previsão vale para o Corredor Pedro II, qu terá faixas exclusivas de ônibus. O quinto empreendimento é a expansão da central de controle da BHTrans, cuja expectativa para ficar pronta era fevereiro, mas a nova data não foi informada pela prefeitura.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)