Depois de quase 24 horas sem alimentação adequada e de terem que dormir no chão de um aeroporto, passando frio, os passageiros do voo 991 da American Airlines que partiu de Miami, nos EUA, finalmente chegaram ao destino, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. O desembarque no Brasil, previsto inicialmente para às 9h40, só aconteceu por volta das 22h30. O atraso aconteceu por causa de problema mecânico que fez a aeronave retornar ao aeroporto da cidade americana logo após a decolagem. Os viajantes reclamaram da falta de assistência por parte da empresa.
O vôo 991 da American Airlines com destino a Belo Horizonte saiu de Miami às 23h40 dessa quarta-feira e deveria chegar ao Brasil na manhã seguinte. No entanto, após cerca de 30 minutos no ar, o comandante avisou que estava retornando ao aeroporto. Um forte cheiro de queimado foi percebido dentro da aeronave. Assim que o avião voltou ao terminal, os passageiros passaram a enfrentar uma série de transtornos, já que uma nova partida foi remarcada apenas para a manhã dessa quinta-feira.
Já em Belo Horizonte, após o desembarque, a jornalista Fernanda Borges relembrou os momentos de frustração e de desconforto que ela e os demais passageiros do voo 991 passaram. “Assim que o avião voltou eles nos informaram que só embarcaríamos novamente no dia seguinte, às 12h15. Porém, os funcionários da empresa deixaram claro que não iriam pagar hotel e tivemos que dormir no auditório do aeroporto de Miami, e no chão. Mas o pior foi frio que passamos, já que nos deram apenas uma manta muito fina. Para piorar, no dia seguinte, ainda nos acordaram cedo, provavelmente para não ficar feio para a empresa”, reclama.
Ainda de acordo com a jornalista, alguns passageiros foram para hotéis por conta própria, mas a maioria decidiu ficar no aeroporto ou por não ter condições de arcar com a despesa extra ou por ficar com medo de perder o voo no dia seguinte. “O auditório, que estava com um cheiro ruim, ficou muito cheio e foi muito desconfortável. Havia crianças, idosos, foi muito descaso”, conta a jornalista que estava em Miami em viagem de férias com o marido.
Fernanda conta que assim como ela, muitos passageiros vão acionar a Justiça por conta do descaso da empresa. Além de não oferecerem hotel, ela reclama da dificuldade em conseguir uma alimentação adequada. “Apenas um estabelecimento estava aberto durante a madrugada no aeroporto de Miami. Além disso, eles disponibilizaram valores muito baixos para as refeições. Mesmo com todos esses problemas, não ouvimos um pedido de descupa”, critica.
Para uma designer de 42 anos que também estava no voo, essa foi a última vez que ela viaja pela American Airlines. “Depois de todo o problema e dos atrasos, a empresa mal ofereceu alimentação durante a viagem. Ficamos sem almoçar por causa do horário da partida e quando embarcamos eles só ofereceram um lanche. O jantar só veio após sete horas de viagem, faltando pouco mais de duas horas para a chegada em Belo Horizonte”, diz.
Em nota enviada às 13h24, a American Airlines informou que: "o voo 991, de Miami para Belo Horizonte, retornou após a decolagem devido a um problema mecânico. A aeronave Boeing 767-200, com 174 passageiros e 12 tripulantes, partiu às 23h50 e retornou às 0h40. O voo está programado para decolar hoje às 12h15 (Miami). Os passageiros foram acomodados em hoteis. A American Airlines lamenta por qualquer inconveniente e esclarece que a segurança dos passageiros e da tripulação é a prioridade da companhia.
Com informações de Luana Cruz