Jornal Estado de Minas

Dupla suspeita de roubo a banco é presa após fuga cinematográfica no Triângulo Mineiro

Os criminosos explodiram um caixa eletrônico em Santa Juliana, na Região do Alto Paranaíba, e fugiram pela BR-452. Após furarem três bloqueios e andar aproximadamente 95 quilômetros, acabaram detidos ao bater em um ônibus na cidade de Uberlândia

João Henrique do Vale
Mais uma cidade mineira vive momentos de terror por causa de ataques a bancos.
Dois criminosos foram presos nesta sexta-feira depois de explodirem um caixa eletrônico no município de Santa Juliana, na Região do Alto Paranaíba, durante a madrugada, junto com outros dois comparsas. Em seguida se esconderam. Durante a tarde, fugiram pela BR-452 em direção a Uberlândia, onde foram perseguidos por policiais Civis e Militares. Quando já estavam dentro da cidade no Triângulo Mineiro, a dupla perdeu o controle da direção e bateu em um ônibus.

Os moradores do município de Santa Juliana se assustaram com a explosão por volta das 5h. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente quatro homens chegaram na agência do Banco do Brasil em dois carros. Após o ataque aos terminais, os grupo fugiu.


A PM foi acionada e, em conjunto com a Polícia Civil, montaram um cerco na região. “Fizemos o rastreamento durante a tarde. Tiramos as viaturas ostensivas das ruas e começamos a fazer uma ronda descaracterizada à paisana. Por volta das 17h, recebemos a informação de um Honda Civic, placa HIG-4381, que foi roubado em Uberlândia, nessa quinta-feira e fomos atrás dele”, explicou um tenente da inteligência da PM que preferiu não se identificar.

Os policiais montaram algumas barreiras na BR-452, no sentido Araxá / Uberlandia, para tentar bloquear a fuga dos criminosos. Porém, foram surpreendidos pela ação do motorista. “Eles vieram a 200 quilômetros por hora para cima dos policiais e até colocando a vida de terceiros em risco. Os criminosos chegaram a furar três barreiras”, explicou o tenente.

A fuga só foi impedida quando os dois homens já estavam dentro da cidade de Uberlândia. No cruzamento entre as ruas Monjolos e Campos Gerais, os criminosos bateram em um ônibus e acabaram detidos. Com eles foi recuperado aproximadamente R$ 7 mil e apreendido dois explosivos, uma pistola 9 milímetros, uma espingarda calibre 12 e três carregadores.

O cerco ainda continua na região para tentar localizar os comparsas da dupla.

Crime frustrado

Na manhã desta sexta-feira, policiais que reforçam a segurança na Região Sul de Minas, conseguiram evitar um roubo a uma agência da Caixa Econômica Federal em Piranguinho.
O caso aconteceu por volta das 2h. Conforme o tenente Mauricélio Luiz, do 56º Batalhão da Polícia Militar (PM), policiais que faziam um patrulhamento pela cidade viram um grupo de quatro a seis homens arrombando o banco. Ao avistar a aproximação dos militares, os homens fugiram, deixando para trás luvas, toucas e outros objetos. Ninguém foi preso.

Roubos a bancos

Também nesta sexta-feira, duas agências bancárias foram assaltadas por uma quadrilha armada em Riachinho, Região Noroeste de Minas Gerais. O crime aconteceu por volta das 9h30. Segundo o 28º Batalhão da Polícia Militar de Unaí, responsável pela região, oito homens fortemente armados, usando luvas, e toucas, chegaram simultaneamente nas agências do Banco do Brasil e do Sicoob. Eles estavam em um Honda Civic preto e um Grand Siena de cor escura. A quadrilha chegou atirando em várias direções para intimidar as vítimas, mas ninguém foi atingido.

O bando que estava no Sicoob rendeu o gerente e o obrigou a abrir o cofre, fugindo com R$ 150 mil.
Ainda não se sabe a quantia que foi roubada do Banco do Brasil, mas a polícia suspeita que possa ser um valor alto, já que um carro forte esteve na cidade ainda ontem. Após o roubo, os bandidos entraram na caminhonete S10 de um dos clientes do Sicoob, que foi feito refém com outras quatro pessoas. As vítimas foram abandonadas na entrada da cidade e os bandidos seguiram fuga nos três veículos. Ninguém foi preso até às 18h.

Na quinta-feira, um grupo assaltou uma agência do Banco Itaú em em Nazareno, na região do Campo das Vertentes. Armados, os criminosos fugiram levando uma quantia em dinheiro ainda não contabilizada. Um cerco foi feito em cidades próximas, até com o helicóptero da Polícia Militar, mas ninguém foi preso.(Com informações de Cristiane Silva).