Quase quatro anos depois de iniciadas as obras no corredor Antônio Carlos, em junho de 2010, dezenas de transtornos no trânsito e seis adiamentos no cronograma, o belo-horizontino finalmente poderá embarcar no BRT/Move, o transporte rápido por ônibus, que promete agilidade, conforto e pontualidade. A principal obra de mobilidade de Belo Horizonte nos últimos anos ganha as ruas na primeira fase de implantação do corredor da Avenida Cristiano Machado e Região Central de forma light, sem nenhuma mudança, em três linhas troncais. A intenção da BHTrans é apresentar primeiro as novidades do sistema de transporte em massa (como pagamento antecipado da passagem, embarque em nível e ônibus articulados de 18,6 metros equipados com ar-condicionado) ao usuário, para nas duas fases seguintes fazer as primeiras mudanças nas linhas atuais.
Três das 10 linhas troncais previstas para o corredor estarão em funcionamento a partir das 4h: 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora), 83D (Estação São Gabriel/Centro-Direta) e 82 (Estação São Gabriel/Savassi Via Hospitais). A partir do próximo dia 22, 17 linhas diametrais serão divididas a partir da Estação São Gabriel, primeira das cinco estações/terminais de integração previstos.
A demanda estimada para hoje e amanhã é de 18 mil passageiros, volume 40% inferior ao dos dias de semana (30 mil). As viagens terão intervalos de 10 minutos, em horários de pico, a 20 minutos, fora dele.
Diferentemente da operação completa prevista para maio, quando o Move circulará 24 horas por dia, os primeiros 18 ônibus articulados farão a integração com as demais linhas somente até a meia-noite. As primeiras viagens estão programadas para sair da Estação São Gabriel a partir das 4h, na linha 82, seguida das linhas 83D e 83P, a partir das 5h. Até as 23h, o desembarque será feito no novo mezanino do terminal, no lado oeste, acessado pela Cristiano Machado. Das 23h à meia-noite, o usuário que for desembarcar das linhas 82 e 83P terá de utilizar o lado leste da São Gabriel, ponto de parada das linhas de ônibus metropolitanas.
É preciso ficar atento, contudo, ao local de embarque dentro do terminal.
Cerca de 330 monitores uniformizados com a frase “Posso ajudar?” auxiliarão os usuários no embarque e desembarque ao longo do trajeto, além de bilheteiros e agentes de salão contratados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) – dois deles em cada estação de transferência (ET).
O custo da tarifa será mantido, promete o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. “A regra geral é a de que o passageiro gastará o mesmo que hoje ou até menos (nos casos de integração entre linhas dentro dos corredores do BRT)”, afirmou. .