Jornal Estado de Minas

Em ônibus, passageira questiona Lacerda por causa da falta de informação do BRT

O prefeito fez uma viagem da Estação São Gabriel até o Centro de Belo Horizonte na manhã deste sábado. Ele conversou com passageiros e com o motorista do veículo

João Henrique do Vale Guilherme Paranaiba
Prefeito Marcio Lacerda dentro de um dos veículos do BRT/Move - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
O prefeito Marcio Lacerda (PSB) andou pela segunda vez em um dos veículos do BRT/Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte.
Na manhã deste sábado, acabou questionado por uma passageira durante a viagem. A mulher chamou a atenção do administrador municipal sobre a falta de informação das linhas e locais de embarque e desembarque. Lacerda respondeu dizendo que vai se empenhar para ampliar a divulgação.

Veja fotos do primeiro dia do BRT/Move


A viagem do prefeito começou na Estação São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Lacerda assistiu a um vídeo sobre a construção da estação e em seguida seguiu para um dos veículos do BRT. Ele comprou uma passagem e entrou no carro da linha 83D, que faz o trajeto até o Centro pela Avenida Cristiano Machado sem parar em nenhuma estação.

Durante o percurso, Lacerda ficou a maior parte do tempo conversando com alguns usuários do transporte.
Ele também chegou a trocar algumas palavras com o motorista do veículo. O prefeito desceu na Estação Tamoios, que está localizada na Avenida Paraná. De lá, seguiu para a Prefeitura de BH onde vai conceder uma entrevista coletiva sobre o Move.

As viagens dos ônibus começaram às 4h20 na Estação São Gabriel - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Início tumultuado

O início da operação do BRT/Move foi marcado pela falta de informação e confusão. Motoristas ficaram perdidos sem saber em qual terminal da estação São Gabriel, na Região Nordeste, deveriam pegar os passageiros. Isso gerou correria de funcionários da BHTrans e também de usuários, que não sabiam onde embarcar. Os dois primeiros ônibus, que saíram às 4h20 e 4h40, iniciaram o percurso no horário sem passar pelo terminal correto. A viagem de estreia aconteceu sem nenhum usuário.

A confusão na Estação São Gabriel começou quando os veículos sanfonados chegaram. Os primeiros dois carros deveriam estacionar no terminal leste, que é o antigo, porém se posicionaram no novo terminal, que é chamado de Oeste. Os condutores alegam que não foram informados do local exato dos embarques. Alguns funcionários da BHTrans, que esperavam para vistoriar os ônibus, foram surpreendidos e chegaram a correr para tentar impedir a saída do BRT.

Passageiros também ficaram confusos.
Algumas pessoas foram para o terminal leste e, quando viram os ônibus do outro lado, tentaram correr. Funcionários da BHTrans os alertaram e todos tiveram que voltar. A primeira viagem no terminal leste deveria ser feita às 5h. Porém, o veículo só saiu do local às 5h10 com apenas quatro passageiros. O restante das viagens estão sendo feitas pelo novo terminal.

Veja abaixo todas as informações sobre o Move


.