Jornal Estado de Minas

Em coletiva, Marcio Lacerda admite falhas no primeiro dia de operação do Move

Apesar da reclamação de passageiros, que questionaram sobre a falta de informações durante o embarque, o prefeito disse estar satisfeito com inauguração do sistema

Clarisse Souza Andréa Silva

Durante entrevista coletiva, Marcio Lacerda disse esperar que principais falhas observadas no primeiro dia de funcionamento do Move sejam corrigidas até segunda-feira - Foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press



Depois de embarcar em um dos veículos do Move, sistema de transporte coletivo inaugurado neste sábado em Belo Horizonte, e fazer uma viagem entre a Estação São Gabriel e o Centro da cidade, o prefeito Marcio Lacerda admitiu, em entrevista coletiva, que houve falhas no primeiro dia de funcionamento do BRT na capital, principalmente em relação à falta de informações para os usuários. Apesar das reclamações dos usuários, que ficaram confusos nos pontos de embarque durante a manhã, Lacerda disse ter ficado satisfeito com o primeiro dia de operação do Move e disse que, já na segunda-feira, haverá reforço do número de funcionários da BHTrans nos terminais para garantir que os passageiros realizem as viagens sem transtornos.

Durante a coletiva, que contou com a presença do presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, do secretário nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, além de representantes do Ministério das Cidades, as autoridades informaram que a escolha do dia de inauguração do sistema foi proposital. Segundo eles, a decisão de colocar as primeiras linhas em circulação em um fim de semana foi tomada porque este é um dia em que há um volume menor de passageiros, o que permite testar com mais tranquilidade o Move. A ideia é de que até segunda-feira, as falhas detectadas durante o embarque e desembarque sejam solucionadas.

Veja fotos do primeiro dia de operação do Move de BH


Apesar de o prefeito garantir melhorias já para o primeiro dia útil da próxima semana, os usuários ainda terão de lidar com a falta de placas informativas nos terminais. A ausência dos equipamentos deverá ser sanada por funcionários da BHTrans, que devem ficar nas estações para orientar os usuários em caso de dúvidas sobre os locais de embarque e desembarque, como comprar as passagens ou que linha utilizar para chegar ao destino.

Mesmo com os problemas registrados no primeiro dia e das críticas ouvidas de uma passageira, que reclamou sobre a falta de informações, Lacerda disse estar feliz com o que observou. “Vimos contentamento dos usuários com a implantação do Move.

E o BRT é apenas uma entre as várias intervenções de mobilidade que planejamos para Belo Horizonte”, disse o prefeito, que afirmou ainda que até o fim do mês os projetos de ampliação do metrô devem estar prontos.

Início tumultuado

O início da operação do BRT/Move foi marcado pela falta de informação e confusão. Motoristas ficaram perdidos sem saber em qual terminal da estação São Gabriel, na Região Nordeste, deveriam pegar os passageiros. Isso gerou correria de funcionários da BHTrans e também de usuários, que não sabiam onde embarcar. Os dois primeiros ônibus, que saíram às 4h20 e 4h40, iniciaram o percurso no horário sem passar pelo terminal correto. A viagem de estreia aconteceu sem nenhum usuário.

A confusão na Estação São Gabriel começou quando os veículos sanfonados chegaram. Os primeiros dois carros deveriam estacionar no terminal leste, que é o antigo, porém se posicionaram no novo terminal, que é chamado de Oeste. Os condutores alegam que não foram informados do local exato dos embarques. Alguns funcionários da BHTrans, que esperavam para vistoriar os ônibus, foram surpreendidos e chegaram a correr para tentar impedir a saída do BRT.

Passageiros também ficaram confusos. Algumas pessoas foram para o terminal leste e, quando viram os ônibus do outro lado, tentaram correr. Funcionários da BHTrans os alertaram e todos tiveram que voltar.
A primeira viagem no terminal leste deveria ser feita às 5h. Porém, o veículo só saiu do local às 5h10 com apenas quatro passageiros. O restante das viagens estão sendo feitas pelo novo terminal.


Veja abaixo todas as informações sobre o Move


 

 Com informações de Guilherme Paranaíba e João Henrique do Vale

.