Jornal Estado de Minas

Após estreia com falhas, prefeitura anuncia ajustes no BRT

Marcio Lacerda e o presidente da BHTrans fazem balanço positivo da estreia, avaliam que eventuais falhas são normais no processo de implantação e prometem correções até amanhã

Andréa Silva
Lacerda fez viagem em ônibus e disse que implantação é gradual para facilitar ajustes - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press
As falhas nas quais os passageiros de ônibus esbarraram no primeiro dia de operação do BRT/Move de Belo Horizonte foram reconhecidas pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. Em entrevista no fim da manhã, os dois afirmaram haver a necessidade de ajustes para o novo sistema de transporte público da capital, mas consideraram que o processo é normal para a fase de implantação. Apesar dos transtornos, eles avaliaram como positivo o resultado e ressaltaram a satisfação dos usuários com a qualidade e conforto dos veículos.

Lacerda afirmou que a opção por iniciar o novo modal de transporte por etapas foi justamente para que houvesse condições de verificar todos os detalhes e corrigir rapidamente os defeitos, sem grande impacto para os usuários. ”É natural, em qualquer mudança, principalmente nos serviços públicos, ter que acertar os erros. Estamos priorizando todos os aspectos de segurança para as pessoas que usam o serviço. Pedimos desculpa por eventuais falhas, mas temos certeza que esses erros não irão desmontar o que está por vir”, disse o prefeito.

O presidente da BHTRans também se manifestou sobre as queixas das pessoas que andaram no BRT /Move no seu primeiro dia de funcionamento. Ramon Victor explicou que a escolha do sábado foi estratégico. O dia, segundo ele, é o ideal para uma operação dessa grandeza, por ser intermediário com o domingo e o primeiro dia útil.
Ele informou que são mais de 30 técnicos da BHTrans trabalhando no fim de semana com suas funções e responsabilidades definidas. “Vamos preparar um levantamento com todos as falhas pontuadas para corrigi-las antes da segunda-feira”, afirmou.


Veja a galeria de fotos da estreia do BRT/Move

Em relação aos painéis de comunicação visual, como por exemplo o mapa da rede, Ramon Victor informou que eles também serão implantados por etapas. Enquanto isso, os usuários deverão tirar as dúvidas com os funcionários contratados para isso. O presidente da BHTrans também falou sobre as dificuldades de alguns dos motoristas, constatadas ontem, em manobrar os ônibus nas plataformas e alguns trechos da cidade; Segundo ele, embora os condutores tenham passado por uma série de treinamentos teóricos e feito aulas práticas nos últimos 60 dias, somente no dia a dia é que irão ganhar habilidade com os novos veículos.

Prefeito no BRT

O prefeito Marcio Lacerda fez uma viagem de BRT na manhã de ontem acompanhado de secretários de governo e autoridades dos ministérios do Planejamento e das Cidades. O prefeito optou por pagar a passagem, mas na hora de adquirir dois bilhetes deu apenas R$ 5 à cobradora. Percebendo que não era suficiente, o chefe do executivo municipal tirou mais R$ 2 para completar as duas entradas, arrancando risadas de quem estava próximo. Dentro do coletivo, Lacerda conversou com passageiros e também com o motorista. “Optamos por um processo de implantação gradual exatamente para que todo o sistema seja ajustado”, reforçou. O prefeito terminou a viagem na Estação Tamoios, na Avenida Paraná e o tempo gasto no percurso foi de 23 minutos.

Veja abaixo todas as informações sobre o BRT/Move



Antônio Carlos pode ser antecipada

O desempenho do BRT/Move do corredor Cristiano Machado pode antecipar a inauguração do novo sistema no corredor Antônio Carlos, previsto para começar a operar em abril. A informação é do diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, que acompanhou ontem o primeiro dia de circulação do BRT/Move na Cristiano Machado. “Dependendo do desempenho aqui, podemos pôr o BRT para rodar na Antônio Carlos até antes de abril”, diz. Até lá, o diretor informa que mais linhas estarão implantadas na Cristiano Machado, que conta com três itinerários do novo sistema.
Uma delas sairá da Estação São Gabriel, na Região Nordeste, e vai até o BH Shopping, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul.

Trajeto, como chegar e como pagar: clique na imagem para saber mais detalhes sobre o BRT - Foto: Arte/EMEstação São Gabriel exige atenção de passageiros

Na primeira fase de implantação do BRT/Move no corredor Cristiano Machado, a Estação São Gabriel, terminal chave para a operação do sistema, segue em obras. Os passageiros devem ficar atentos para o funcionamento, que estará dividido entre a parte antiga e o setor novo, parcialmente inaugurado ontem. Das 23h até às 5h, todo o sistema vai operar na parte velha, que fica próxima do metrô. Essa norma inclui os horários dos ônibus articulados entre 23h e 0h e também das 4h às 5h. Nos demais horários, todas as saídas/chegadas ocorrem pela parte nova. Segundo a BHTrans, a razão da alternância é a continuação das obras de cobertura do terminal, que acontecem no período noturno.

Basicamente, a estação possui três linhas de catracas. Uma delas é destinada a quem quer seguir direto para o BRT e tem que pagar R$ 2,65. A segunda foi feita para aqueles que querem pegar uma das 26 linhas alimentadoras convencionais e custa R$ 1,90. A terceira é pensada para quem pretende ir até a São Gabriel usando uma linha alimentadora e depois seguir para o Centro ou Savassi usando o BRT.
Nesse caso, o custo é de R$ 0,75, totalizando R$ 2,65. A integração com o metrô só é aceita nos cartões BHBus e varia de acordo com o tipo de ônibus escolhido. Se a passagem do metrô for comprada com dinheiro, para acessar o BRT o passageiro não tem direito à tarifa reduzida de 1,75 e tem que pagar mais R$ 2,65.

Hoje a única linha do BRT que vai circular é a 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora). As linhas 83 D (Estação São Gabriel/Centro-Direta) e 82 (Estação São Gabriel Savassi Via Hospitais) não rodam aos domingos e feriados. (Guilherme Paranaíba).