A Via 210, que liga a Avenida Tereza Cristina, nas imediações do Bairro Vista Alegre, e o Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, ambos na Região Oeste de Belo Horizonte, receberá o nome do senador Eliseu Resende (DEM), que morreu em janeiro de 2011. A Lei 10.725, publicada no sábado no Diário Oficial do Município, autoriza a nomeação da nova avenida, que está quase pronta com previsão de inauguração em abril. A BHTrans informou que cerca de 40 mil veículos devem usar o trecho diariamente, deixando de transitar por vias secundárias e também desafogando o próprio Anel.
O senador homenageado, eleito em 2006, morreu vítima um câncer no intestino aos 81 anos. Natural de Oliveira, no Centro-Oeste mineiro, o democrata era formado em engenharia civil, área pela qual se tornou mestre e doutor pela Universidade de Nova York.
Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e ministro dos Transportes de 1979 a 1982, na gestão de João Batista Figueiredo, e da Fazenda em 1993, durante o governo Itamar Franco.
A vaga dele no senado ficou para ex-vice-governador de Minas Gerais e presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade.