Jornal Estado de Minas

Via 210 receberá nome do senador Eliseu Resende

Nova avenida liga a Avenida Tereza Cristina, nas imediações do Bairro Vista Alegre, e o Anel Rodoviário, no Bairro Betânia

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Cerca de 40 mil veículos devem usar a Via 210 diariamente, conforme informou a BHTrans - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.

A Via 210, que liga a Avenida Tereza Cristina, nas imediações do Bairro Vista Alegre, e o Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, ambos na Região Oeste de Belo Horizonte, receberá o nome do senador Eliseu Resende (DEM), que morreu em janeiro de 2011. A Lei 10.725, publicada no sábado no Diário Oficial do Município, autoriza a nomeação da nova avenida, que está quase pronta com previsão de inauguração em abril. A BHTrans informou que cerca de 40 mil veículos devem usar o trecho diariamente, deixando de transitar por vias secundárias e também desafogando o próprio Anel.

- Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PressSerão 1.840 metros de extensão e três pontes construídas, sendo duas sobre o Córrego Bonsucesso e outra sobre o Ribeirão Arrudas, para possibilitar a travessia. A Prefeitura de BH precisou remover 159 famílias do local para viabilizar as novas pistas que terão 11 metros de largura. As calçadas terão 2,5 metros e a ciclovia, dois metros.

O senador homenageado, eleito em 2006, morreu vítima um câncer no intestino aos 81 anos. Natural de Oliveira, no Centro-Oeste mineiro, o democrata era formado em engenharia civil, área pela qual se tornou mestre e doutor pela Universidade de Nova York.

Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e ministro dos Transportes de 1979 a 1982, na gestão de João Batista Figueiredo, e da Fazenda em 1993, durante o governo Itamar Franco.

A vaga dele no senado ficou para ex-vice-governador de Minas Gerais e presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade.

.