A falta de informação ainda é um dos pontos mais questionados por passageiros do BRT/Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, no primeiro dia útil de funcionamento do sistema. Na manhã desta segunda-feira, a reportagem acompanhou as viagens na av. Cristiano Machado e flagrou apenas uma das linhas - a 83D, que faz o trajeto entre a Estação São Gabriel e o Centro sem paradas - com lotação total no horário de pico. Um balanço sobre a operação ainda será divulgado pela BHTrans nesta tarde.
O trajeto exato do Move também levantou dúvidas. Na manhã desta segunda-feira, alguns usuários chegaram a descer do veículo na Avenida Santos Dumont sem saber que ele seguiria para a Avenida Paraná na sequência.
Mesmo com a estreia no sábado, a demanda pelo BRT ainda é pequena, porque outras linhas do sistema convencional - que levam a população ao Centro ou Savassi - ainda circularam normalmente. A única rota que circulou cheia foi a 83 D, que faz o trajeto entre a Estação São Gabriel e o Centro sem parar em nenhum terminal. Por volta das 7h30, algumas viagens foram feitas com o veículo totalmente lotados. Alguns passageiros tiveram até que esperar outros carros.
As outras linhas, a 83P (Estação São Gabriel/Centro) que tem embarque e desembarque nas oito estações de transferência (ETs) ao longo da Cristiano Machado até chegar no Centro, e a 82 P, que passa pela área hospitalar, circularam com os ônibus vazios ou com espaço para as pessoas ficarem de pé.
Com a pouca adesão, o contraste se formou na Avenida Cristiano Machado. Enquanto o BRT deslizou livre e sem problemas no corredor exclusivo, um intenso tráfego de veículos travou a avenida no sentido bairro/Centro, na pista mista. A BHTrans informou que os problemas no trânsito se formaram por causa do grande número de veículo na rua depois do retorno do feriado de Carnaval. Conforme a empresa, o Move não interferiu nem para o bem e nem para o mal. (Com informações de Luana Cruz, Mateus Parreiras e Tiago de Holanda)
Problemas sanados
No primeiro dia de operação, os ônibus do Move tiveram dificuldade para fazer a conversão da Avenida Getúlio Vargas para a Rua Professor Morais. A BHTrans informou que retirou a placa que atrapalhava manobra e hoje os veículos passaram tranquilamente. Assista ao vídeo abaixo:
Veja como funciona o BRT/Move