(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Baixa adesão marca primeiro dia útil de funcionamento do BRT/Move

Apenas a linha 83 D, que faz o trajeto entre a Estação São Gabriel e o Centro sem parar, os ônibus ficaram lotados. Painéis ainda passam informações incorretas


postado em 10/03/2014 14:33 / atualizado em 10/03/2014 15:51

A maioria dos passageiros escolheu a linha que faz o trajeto direto sem parar em estações(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
A maioria dos passageiros escolheu a linha que faz o trajeto direto sem parar em estações (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)

A falta de informação ainda é um dos pontos mais questionados por passageiros do BRT/Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, no primeiro dia útil de funcionamento do sistema. Na manhã desta segunda-feira, a reportagem acompanhou as viagens na av. Cristiano Machado e flagrou apenas uma das linhas - a 83D, que faz o trajeto entre a Estação São Gabriel e o Centro sem paradas - com lotação total no horário de pico. Um balanço sobre a operação ainda será divulgado pela BHTrans nesta tarde.


Os passageiros que estavam na Estação São Gabriel ainda reclamavam da falta de informação sobre o sistema BRT, mesmo com o aumento do número de funcionários da prefeitura no terminal para auxiliar os usuários. Os passageiros tiveram que encontrar as plataformas de parada dos ônibus, assim como as linhas alimentadoras. Houve também reclamações de falta de informação sobre horários das rotas e localização das bilheterias.

O trajeto exato do Move também levantou dúvidas. Na manhã desta segunda-feira, alguns usuários chegaram a descer do veículo na Avenida Santos Dumont sem saber que ele seguiria para a Avenida Paraná na sequência.

Mesmo com a estreia no sábado, a demanda pelo BRT ainda é pequena, porque outras linhas do sistema convencional - que levam a população ao Centro ou Savassi - ainda circularam normalmente. A única rota que circulou cheia foi a 83 D, que faz o trajeto entre a Estação São Gabriel e o Centro sem parar em nenhum terminal. Por volta das 7h30, algumas viagens foram feitas com o veículo totalmente lotados. Alguns passageiros tiveram até que esperar outros carros.

Trânsito ficou lento na Av. Cristiano Machado(foto: Sidney Lopes/EM/D.A.Press)
Trânsito ficou lento na Av. Cristiano Machado (foto: Sidney Lopes/EM/D.A.Press)
As outras linhas, a 83P (Estação São Gabriel/Centro) que tem embarque e desembarque nas oito estações de transferência (ETs) ao longo da Cristiano Machado até chegar no Centro, e a 82 P, que passa pela área hospitalar, circularam com os ônibus vazios ou com espaço para as pessoas ficarem de pé.

Com a pouca adesão, o contraste se formou na Avenida Cristiano Machado. Enquanto o BRT deslizou livre e sem problemas no corredor exclusivo, um intenso tráfego de veículos travou a avenida no sentido bairro/Centro, na pista mista. A BHTrans informou que os problemas no trânsito se formaram por causa do grande número de veículo na rua depois do retorno do feriado de Carnaval. Conforme a empresa, o Move não interferiu nem para o bem e nem para o mal. (Com informações de Luana Cruz, Mateus Parreiras e Tiago de Holanda)

Problemas sanados

No primeiro dia de operação, os ônibus do Move tiveram dificuldade para fazer a conversão da Avenida Getúlio Vargas para a Rua Professor Morais. A BHTrans informou que retirou a placa que atrapalhava manobra e hoje os veículos passaram tranquilamente. Assista ao vídeo abaixo:



Veja como funciona o BRT/Move


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)