No primeiro dia útil de operação do BRT/Move, passageiros tiveram dificuldade durante todo o dia, na ida e na volta para casa, à noite. Houve grandes transtornos na Estação São Gabriel, de onde partem as três linhas já em atividade. Usuários também enfrentaram congestionamentos, sobretudo no encontro da Avenida Cristiano Machado com a Via 240 e o Anel Rodoviário. Passageiros também sofreram com ônibus lotados. O problema começou cedo e atingiu veículos da linha 83D, mais procurada porque faz o percurso direto entre a Estação São Gabriel e a avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, enquanto a 83P para nas oito estações de transferência ao longo da Cristiano Machado.
Para não perder muito tempo nos engarrafamentos, muita gente desceu dos ônibus que seguiam para a Estação São Gabriel e percorreu o resto do caminho a pé. Foi o que fez o vendedor Robson Barbosa, que mora no Bairro Tupi, na Região Norte, e trabalha no Centro. Sem saber da integração do BRT ao sistema BHBus, ele pagou com o cartão BHBus e acabou gastando mais — R$ 1,90 da passagem do coletivo convencional e R$ 2,65 do BRT. O rapaz se aborreceu ao saber que, se tivesse descido na estação, teria que pagar apenas mais R$ 0,75 de complemento.
O primeiro coletivo do BRT a ficar cheio partiu do terminal por volta das 7h30, deixando para trás passageiros como a operadora de caixa Ana Paula das Graças, de 24 anos. “Estou indo no BRT para não precisar andar até o metrô, que agora está muito longe”, queixou-se, referindo-se ao fato de os ônibus do sistema BHBus que chegam ao terminal São Gabriel terem passado a deixar os passageiros na ala Oeste, mudança provocada pela implantação do BRT. Antes os coletivos paravam na ala Leste, onde fica a estação do metrô. A reclamação foi repetida pelo zelador Márcio Silva, de 62: “Antes, os ônibus deixavam a gente pertinho do metrô. Agora, temos de subir escadas e andar por quase 500 metros”.
Por volta das 8h30, um coletivo da linha 83D partiu tão cheio que, para uma das quatro portas ser fechada, um funcionário da BHTrans pediu para os passageiros se apertarem. Por volta das 9h40, o segurança Gérson Estevam de Oliveira, de 47 anos, e a mulher, a digitadora Miriam Aparecida Mucuta, de 49, chegaram a entrar em um veículo, mas decidiram voltar à plataforma. “Está muito cheio. Mesmo com o ar-condicionado, comecei a passar mal”, reclamou Miriam. O casal costuma ir ao Centro de metrô, mas decidiu experimentar a nova opção. “Pelo horário, achamos que teria menos gente. Vamos ver nos próximos dias. Se continuar cheio desse jeito, vamos voltar a usar o metrô”, disse Gérson.
Os passageiros também penaram com a desinformação, apesar da presença de funcionários da BHTrans vestidos com coletes com a inscrição Posso Ajudar?. Na plataforma onde param os veículos do BRT, era comum que os usuários formassem uma fila indiana, ignorando que os ônibus articulados têm quatro portas.
O gerente de gestão do BRT/Move, Artur José Dias de Abreu, admitiu a que alguns dos ônibus da linha 83D ficaram cheios. “Isso já era esperado nos horários de pico”, disse. Segundo ele, a equipe responsável por informar e orientar os usuários na Estação São Gabriel foi reforçada ontem. “A parte da informação ficou um pouco a desejar no sábado”, explicou.
Sono irresistível
Você é resistente. A noite foi truculenta demais com o sono. Um dia cheio no trabalho. Mas você resiste. Não vai, de jeito nenhum, dormir no ônibus.
FORA DA CATRACA
Ao longo do Corredor Cristiano Machado, a cerca verde que separa a pista exclusiva do BRT/Move daquelas destinadas aos demais veículos tem trechos em que as grades foram arrancadas. É por meio dessas falhas que algumas pessoas atravessam o corredor fora das faixas de pedestre. Funcionários da BHTrans que trabalhavam ontem na estação de transferência Minas Shopping, com coletes com a inscrição Posso Ajudar?, relataram que no sábado um usuário passou por um desses buracos e “escalou” a plataforma de embarque sem passar pelas catracas, aproveitando o fato de que as portas, defeituosas, ficam abertas o tempo todo. (TH)
Risco para passageiros
Muitas falhas observadas no fim de semana repetiram-se ontem. Nas oito estações do Move na Cristiano Machado, as portas devem abrir apenas quando um ônibus parar para embarque e desembarque de passageiros, mas ficaram abertas o tempo todo. Já os monitores de tela plana, responsáveis por informar quantos minutos faltam para a chegada dos ônibus, estavam em branco ou tinham dados errados. Na Estação Minas Shopping, um painel ficou por 15 minutos avisando que um veículo da linha 82 chegaria em três minutos. Na estação São Gabriel e nas de transferência, motoristas tiveram dificuldade para estacionar os veículos articulados, que devem ficar a no máximo 13cm das plataformas de embarque e desembarque, mas chegaram a 70cm, gerando risco aos passageiros.