O Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, informou na segunda-feira que há um paciente internado com suspeita de ter contraído KPC (Klebsielle Pneumoniae Carbapenemase).
Em nota enviada à imprensa, o hospital informou que não há confirmação e exames estão sendo feitos. Segundo a nota, o paciente está isolado na UTI, tomando medicação adequada à situação e sendo monitorado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O hospital não informou detalhes sobre o caso, como idade e sexo do paciente e data em que foi internado.
Em fevereiro, houve outros casos de superbactéria em Minas. O Hospital Aroldo Tourinho, de Montes Claros confirmou que três pacientes morreram contaminados pela KPC, muito resistente a antibióticos. Ao todo, nove pessoas foram infectadas pela no hospital.
A superbactéria KPC foi identificada em um hospital da Carolina do Norte (EUA) em 2001. No Brasil, ela foi detectada pela primeira vez em 2006.
Em 2010, um surto da KPC provocou 18 mortes no Distrito Federal. A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas no trato urinário e feridas cirúrgicas, sintomas que podem evoluir para o quadro de infecção generalizada e provocar a morte do paciente. Pessoas debilitadas, com doenças crônicas e imunidade baixa, submetidas a longos períodos de internação hospitalar (inclusive em UTIs) correm maior de contrair infecções..