No início da manhã de terça-feira, um problema de sinalização no metrô de Belo Horizonte causou lentidão nos trens e, consequentemente, espera para passageiros nas estações. De acordo com a CBTU, a falha aconteceu entre as estações Waldomiro Lobo e São Gabriel e reduziu a circulação das composições de uma velocidade média comercial de 40km/h para 25 km/h. O problema foi resolvido às 9h15, quando as composições voltaram a cumprir o intervalo padrão.
Os passageiros que optaram por seguir viagem em outro meio de transporte, por causa dos problemas, tiveram os bilhetes devolvidos.
O Estado de Minas mostrou hoje que a pane no metrô foi um desafio para o BRT/Move, novo transporte que começou a operar em BH no último sábado. Por causa da pane no sistema férreo, a BHTrans teve de disponibilizar mais cinco veículos articulados para que as linhas 82 (São Gabriel/Savassi) e 83 (São Gabriel/Centro), Paradora e Direta, não entrassem em colapso. Segundo um especialista consultado pelo EM, nem se o Move estivesse operando com as todas as linhas troncais previstas conseguiria absorver o número de passageiros do metrô..