Jornal Estado de Minas

Centro de BH

Movimento dos Atingidos por Barragens ocupa hall da Secretaria do Meio Ambiente

Protesto é pacífico e cobra assistência às famílias prejudicadas por barragens em Minas

Rafael Passos
PMs acompanharam o protesto, que não prejudicou o trânsito no Centro da capital - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupam na manhã desta sexta-feira o hall do prédio da Secretara Estado de Meio Ambiente, na Rua Espírito Santo, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, 60 pessoas estão no local e protestam pacificamente sem atrapalhar o trânsito.

Segundo Thiago Alves, militante e um dos coordenadores do MAB em Minas, a manifestação ocorreu para lembrar o Dia Internacional da Luta Contra as Barragens, comemorado nesta sexta. Além disso, alguns membros do movimento estão reunidos com representantes da Secretaria de Meio Ambiente na Cidade Administrativa para negociar uma política de assistência às família atingidas por barragens e minerodutos no estado.

Alves informou ainda que o protesto reuniu pessoas afetadas pelas barragens da Fumaça, em Diogo de Vasconcelos, na Região Central, e de Emboque e Granada, entre Raul Soeres e Abre Campo, na Zona da Mata, além da mineração em Simonésia, na mesma região.

Os manifestantes vão continuar no prédio da secretaria até as 15h e, em seguida, eles seguirão em marcha para a sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), onde vão protestar contra o preço da energia elétrica cobrado em Minas..