Um rapaz de 25 anos que acompanhava o motorista disse à PM que, por volta das 5h, eles estavam saindo de uma festa no Mercado Novo, quando teriam sido abordados por três homens, sendo que um estaria armado. Por reação, o americano acelerou o carro para escapar dos suspeitos e subiu algumas vezes na calçada, o que acionou os airbags do veículo.
Com o acionamento do equipamento, o condutor do veículo teria ficado com a visibilidade comprometida, atingindo um jovem de 19 anos e uma adolescente de 17. Ambos sofreram escoriações leves, sendo que a vítima mais velha recusou atendimento, enquanto a menina foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital João XXII. Já o amigo do motorista sofreu apenas ferimentos leves no rosto.
Conforme a polícia, depois do atropelamento, Zachary seguiu em alta velocidade até ser parado por um PM na Avenida do Contorno, esquina com a Rua Carijós, ainda no Centro da capital. O militar, que estava em um posto de vigilância na Olegário Maciel no momento do incidente, conseguiu interceptar o carro que o americano conduzia depois de entrar em um táxi.
Assustado com aproximação do veículo, o americano acelerou ainda mais o Renault, perdeu o controle da direção e bateu o veículo. Em seguida, ele foi preso.
A Polícia Civil instaurou um inquérito, que será encaminhado à Delegacia de Acidente de Veículos para apurar se o motorista estava embriagado, as lesões dos envolvidos e a omissão de socorro.
O norte-americano, que tem residência em Belo Horizonte, foi ao Detran acompanhado de um advogado e um intérprete..