Uma manifestação do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUte) fechou a BR-381 na altura do km 502, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que 150 pessoas participaram do protesto no Bairro Cirtrolândia. O congestionamento chegou a 4 quilômetros em cada sentido da rodovia, que ficou interditada por cerca de uma hora. As pistas foram liberadas às 11h30.
De acordo com SindUTE-MG, a mobilização foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para protestar contra problemas no ensino e nas escolas no país. Na Grande BH, a manifestação vai ocorrer somente no período da manhã. No interior do estado, há mobilizações marcadas para acontecerem o dia todo. Há protestos agendados em Uberlândia, no Triângulo, Montes Claros, Norte de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
O objetivo do CNTE é exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada para todos os profissionais da educação, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE), destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores para reajuste do Piso Salarial e contra o INPC.