A padaria Vianney, uma das tradicionais de Belo Horizonte, localizada no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul, voltou a abrir as portas na manhã desta segunda-feira. O local estava com funcionamento suspenso pela vigilância sanitária desde a última quinta-feira, após serem detectados problemas de higiene, no maquinário e também em alguns alimentos que estavam com validade vencida. A empresa realizou obras no local e fez a troca de alguns equipamentos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os técnicos da Vigilância Sanitária voltaram a fazer uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira. Eles constataram que todas as medidas pedidas pelo órgão foram tomadas pela empresa. Também ressaltou que não foi aplicada multa, pois a suspensão dos serviços nos últimos quatro dias já foi uma punição.
Os estabelecimento foi fechado após uma denúncia anônima. Os técnicos fizeram uma vistoria e constataram falta de higiene no local de manipulação dos alimentos e no maquinário, pacotes de leite com validade vencida e má conservação de produtos.
Segundo a analista de marketing da padaria, Nayara Tatiana, os funcionários organizaram uma força-tarefa desde o dia do fechamento. “Foram constatadas questões na maioria estrutural, como troca de alguns equipamentos, pintura da loja, dentre outros detalhes. Nos reunimos e conseguimos fazer todos os quesitos solicitados. Na sexta-feira, a visita constatou que atendemos a exigência, porém, por causa do cheiro de alguns produtos utilizados na limpeza, pediram para aguardar até esta segunda-feira”, explicou.
A analista ressaltou que a empresa sempre seguiu as normas do mercado. “Gostaria de dizer que dentro da nossa história, que estamos há mais de 20 anos no mercado, respeitamos todas as normas e não fugimos das solicitações. Mais uma vez, tudo que foi pedido conseguimos sanar. Estamos prontos para atender a demanda e agradecemos a compreensão”, comentou.
Essa não foi a primeira interdição do estabelecimento. Em 2007, a padaria foi fechada por falta de higiene e acondicionamento de alimentos. Após sanar as irregularidades, foi reaberta.
A Vigilância Sanitária informa que denúncias sobre estabelecimentos que não cumprem as regras de higiene podem ser feitas pelo Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), no site portaldeservicos.pbh.gov.br ou pelo telefone 156. .