O governo de Minas formalizou nesta terça-feira o convênio com os estados da Bahia e Rio de Janeiro para intensificar a Operação Divisa Seguras de combate à criminalidade nas áreas limítrofes com os estados. Apesar de já participarem informalmente das operações, os dois estados vizinhos assinaram hoje um termo de cooperação técnica que oficializar a parceria. Também estão juntos na força-tarefa os estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Espírito Santo.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz, a criminalidade compartilhada com Rio e Bahia está relacionada a ocorrências de tráfico de drogas, enquanto na divisa com São Paulo e Goiás os casos mais registrados são de explosão de caixas eletrônicos e roubos a bancos. O objetivo da parceira é reduzi a ação de bandidos em pontos em que eles agem mais organizados.
Atualmente, participam da Operação Divisas Seguras, de maneira integrada, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, além de autoridades dos estados parceiros.