Jornal Estado de Minas

Presos criminosos que planejavam sequestro relâmpago de jogadores de futebol

Segundo a polícia, quatro criminosos envolvidos em sequestros relâmpagos em Belo Horizonte tinham como alvo dois atletas das categorias de base do América e do Atlético. O grupo cometeu três crimes em menos de um mês

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Andréa Silva

Lucas Vieira Maciel, 20 anos, e Landerson César Mendonça Neris, 20 anos, foram apresentados nesta terça-feira - Foto: Reprodução TV Alterosa

A Polícia Civil capturou quatro criminosos envolvidos em sequestros relâmpagos em Belo Horizonte e que tinham como alvo dois jogadores das categorias de base do América e do Atlético. De acordo com Adriano Assunção, titular da Delegacia de Investigação a Furtos e Roubos de Veículos, os suspeitos são jogadores de futebol amador e já atuaram com os dois atletas em partidas pela capital. Conhecendeo a rotina dos jogadores, o grupo planejou surpreendê-los.

O grupo que agia há cerca de um mês em BH era formado por Landerson César Mendonça Neris, 20 anos, Lucas Vieira Maciel, 20 anos, uma adolescente de 17 anos – namorada de Landerson –, e um menor de 16 anos. Os quatro agiram da mesma forma em três sequestros nos dia 16 de fevereiro, 12 e 15 de março. A polícia passou a investigar o bando e, na última ação, todos foram capturados.

Segundo o delegado Assunção, o grupo chegava em um Toyota Corolla, que é do pai de Landerson, para abordar as vítimas. Lucas e o menor rendiam as pessoas, enquanto Landerson e namorada aguardavam no carro. A vítima era levada para o Corolla, onde ficava sentada com a cabeça entre os joelhos até que os bandidos conseguissem sair para sacar dinheiro com os cartões.

Conforme a polícia, com o dinheiro retirado em caixas eletrônicos, os criminosos compraram celulares, tênis e um relógio.

Após receber informações de denúncias, a polícia montou um cerco para prender os envolvidos e descobriu – por meio de monitoramento de ligações – que eles agiriam em 15 de março. Na data, os quatro abordaram um motorista no Bairro Palmeiras, região oeste, roubaram os cartões e foram até um shopping na Região do Barreiro para sacar dinheiro. Quando saíram para fazer compras, foram flagrados pelos investigadores.

Próximas vítimas

Os policiais descobriram o plano de sequestrar os dois jogadores. Eles falavam sobre os atletas, se referindo a eles com palavrões e desejando os carros comprados pelos jogadores. Lucas, que é morador do Bairro Industrial, em Contagem, e Landerson, que mora no bairro Cabana do Pai Tomás, em BH, sabiam detalhes da rotina dos atletas e usariam as informações para cometer os crimes.

Na apresentação desta terça-feira, Landerson e Lucas afirmaram que roubavam apenas para comprar os objetivos de valor. Segundo o delegado, os suspeitos agiam armados e um revólver calibre 32 foi apreendido. A polícia agora vai apurar se eles estão envolvidos com outros crimes na capital. Os dois estão detidos no Ceresp Gameleira, autuados por roubo qualificado, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os adolescentes também estão recolhidos, à disposição da Justiça. Os integrantes do grupo não têm antecedentes criminais. 

.